A Solução Capivara

30 ago • A Vida como ela foiNenhum comentário em A Solução Capivara

Leitora fiel observa que os homens ficam carecas com uma precocidade impressionante, e pergunta onde foram parar os cabeludos de antigamente. Verdade, mas a dermatologia (ou a genética) podem explicar.

Se é que não vão botar a culpa em algum vírus. Faltou explicação, é vírus. Ou poluição.

Nos anos 60, havia em Montenegro um cidadão que mal chegara aos 30 e já estava com o teto igual à bola de bilhar, o que o incomodava muito. E tratou de buscar a salvação da lavoura com dermatologistas. Depois, com psicólogos, curandeiros, pais de santo e até pajés.

Sem falar nas ervas caseiras recomendadas pelas comadres. E nada de crescer um só fio de cabelo.

Virou ideia fixa. Só falava nisso em toda roda ou encontro social. O que irritava todo mundo, porque ele se lamentava de como a natureza o tratara mal, que ele era um homem novo, mas careca, e assim ia ele desfiando suas chatas lamúrias.

Certo dia, ele estava em um jantar social qualquer, e mal veio a entrada, ele começou com sua ladainha capilar. Já tomei isso, já passei aquilo, nada. Quase chorava.

Então veio um cidadão, o Joceli, famoso por suas tiradas, entrou no assunto.     

– Já experimentaste passar na careca sebo de capivara?

O prejudicado largou a faca e o garfo no prato, estupefato e esperançoso. Quem sabe não estaria no maior roedor do mundo a sua salvação?     

– Mas nasce cabelo mesmo, de verdade?

Joceli fez suspense por algum tempo. Fez um sinal que estava com a boca cheia, mastigava e mastigava. O careca, ansioso, deu mais uma garfada no carreteiro de charque, tomou um longo gole de cerveja, olhou bem para a careca do outro e suspirou.     

– Olha, isso eu não sei. Mas dá um brilho…

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »