A República da Preguiça

30 jan • NotasNenhum comentário em A República da Preguiça

Os sinais já estavam no ar nos anos 1990 e se intensificaram com o advento da Internet. Aos poucos, o individualismo do aqui e agora está dominando corações e mentes.

https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/2022.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=campanha_final_ano&utm_content=escala_600x90px

Se você reparar, a grande massa de empregados não quer mais fazer carreira na empresa, como era comum em tempos passados. Querem balada, tênis novo e bebida, novamente tirando as exceções.

Cabeças de vento

As cabeças estão em outro lugar, lugar chamado redes sociais. Os funcionários trabalham um pouco e, instantes depois, manipulam seus celulares.

Trocam abobrinhas e é comum gastarem enorme energia em tricas e futricas. Vão me dizer que faz parte da vida moderna. Faz parte ser inoperante no emprego? Faz parte não ter ambição? Conta outra.

República dos incompetentes

É difícil encontrar uma faxineira eficiente, é difícil encontrar um eletricista competente, é difícil encontrar um hidráulico bom.

https://cnabrasil.org.br/senar

A mudança de comportamentos é geral. É o a aqui e agora. Tudo tem que ser rápido. Já o dinheiro Deus vai providenciar.

Então entram as drogas para abrir a porteira de vez. Não vejo as entidades empresariais preocupadas com a queda brutal de produtividade. Só falam em empreendedorismo, EGR, resiliência, startups e outras expressões da moda, maioria embebida em molho inglês.

O aumento da criminalidade se deve em parre à essa mudança de visão de vida. Um assaltante ganha em uma ação rápida mais que um mês de ordenado no comércio formal. Então é um circulo vicioso, drogas, dinheiro fácil duela a quién duiela.

Como a leitura de livros diminui cada vez mais, a Internet faz o que chamávamos de cola. Contra o C e contra o V e eis um doutor em formação. Perguntem a qualquer profissional liberal o nível dos que entram no mercado de trabalho na área dele.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »