A juventude transviada 

4 out • NotasNenhum comentário em A juventude transviada 

Velhinhos TransviadosNo início dos anos 1960, surgiu a moda da juventude transviada, assim chamada pela classe média conservadora, alarmada com o ritmo de vida e valores da juventude. Foi uma nacionalização da juventude rebelde norte-americana, cujo Deus era James Dean. Eram rapazes folgados filhos, da classe média carioca e paulista, que aprontavam a torto e a direito. Seriam chamados de arruaceiros, se não tivessem pais ricos. A Jovem Guarda captou alguns elementos tipo “descendo a Rua Augusta a 120 por hora” como cantava Roberto Carlos.

Em resposta a essa moda de contestação e vida desregrada, um grupo de músicos veteranos criou a banda Velhinhos Transviados, que fizeram relativo e breve sucesso. Como se vê na capa do disco da RCA Victor, tudo com muito bom humor. Música leve com certidão de nascimento do jazz.

Foto: Reprodução Jorge Silva

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »