A grande viagem

26 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em A grande viagem

Há um milhar de anos, os habitantes de uma das ilhas que hoje chamamos de Taiti ficaram curiosos ao avistar, com regularidade, aves migratórias voando sempre para a mesma direção. Como em todas as suas incursões marítimas com suas frágeis canoas nunca tinham avistado terra, somaram dois mais dois e concluíram que os pássaros não fariam essa longa viagem se não soubessem que haveria terra firme em algum ponto à frente. Que eles queriam muito conhecer e nela se estabelecer.

Então montaram uma estratégia. Cada vez que avistavam essas aves no horizonte, os taitianos embarcavam nas suas canoas a remo para ir na mesma direção. Óbvio que os pássaros iam mais rápido.

Então os nativos marcavam o ponto do último encontro e esperavam a próxima leva das aves. E assim foi ano após ano, década após década. Ninguém sabe quanto tempo levaram. Mas estima-se que foi mais de um século até que, sempre seguindo as aves, descobriram e povoaram o Havaí.

A isso chama-se determinação e constância. Tem que ser feito. Por isso que vikings, europeus e outros povos singravam os mares bravios em frágeis cascas de noz até chegar a terra firme. Por isso que o homem foi à Lua usando um computador com capacidade menor que os antigos 286.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »