A grande solução 

25 maio • Sem categoriaNenhum comentário em A grande solução 

 A prefeitura de Porto Alegre quer dar uma química no Centro Histórico enquanto não vem a grande reforma, que é tornar a área novamente atraente. Vai ser uma luta longa e eventualmente inglória. Tem um bocado de interesses que querem deixar o Centro Histórico como está. A começar pelo comércio informal, com camelôs e ambulantes que não ambulam.

Segura peão!

Ou alguém acha que um comércio informal que não paga aluguel, impostos, energia elétrica e água vai deixar que alguma coisa mude? Por trás de toda ordem de quinquilharias estão central e poderosas com vínculos internacionais. Camelô, senegalês ou  brasileiro, é peão.

Política do coitadinho

O drama de sempre: nos anos 1990, a prefeitura, ocupada pelo PT durante anos, permitiu a entrada dos camelôs antes das 18h. Aí abriram a porteira, com um breve intervalo quando o prefeito José Fogaça criou o Camelódromo, a rua Voluntários da Pátria. Por sinal, a única rua da área central que não desvalorizou com a pandemia foi ela.

Então eles passaram a entrar às 17h, depois às 16h e assim foram indo até a ocupação de ruas e calçadas de manhã cedo, além dos brasileiros entraram os estrangeiros. Se não fosse área pública, poderiam entrar com usucapião.

E quem se ferrou foi o comércio formal, com a benção dos prefeitos. Não é uma maravilha?

A falta que ela faz

Então o grande desafio é a classe média de volta de onde foi expulsa e, com ela, operações condizentes com um novo status. Talvez com o projeto Cais Mauá possa haver uma oxigenação. Aliás, o Cais Embarcadero já abriu e com sucesso.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=3141&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=cdc_sustentabilidade&utm_content=centro_600x90px

Sempre que o assunto de atrair empreendedores vêm à baila sugiro que se faça renúncia fiscal por anos, até que se consolidem as operações. O retorno será também pelo aumento da arrecadação.

A vontade que remove montanhas

Verdade seja dita, o prefeito Sebastião Melo toca o barco apesar dos tempos árduos e do foco na peste. Neste sentido, diferencia-se dos antecessores. Em suma, tem iniciativa, a famosa vontade política.

De volta ao voto pago

A proposta de impressão do voto na urna eletrônica é uma dessas coisas que só podem sair de um (ou uma jerico. É tudo que um candidato pilantra queria, acrescido de juros e correção.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »