A falta que eles fazem

31 ago • NotasNenhum comentário em A falta que eles fazem

Desabafo do veterano fotógrafo Elson Sempé Pedroso, que trabalhou na Câmara Municipal de Porto Alegre. Quando ele enviava fotos para a página 3 do Jornal do Comércio, nem precisava abrir para ter certeza de que a imagem do dia estava salva.

O fim do fotojornalismo

É com tristeza que encaro o fato de que minha profissão está morrendo (ou algo de muito errado está acontecendo). Constatamos que apenas 2 (duas, isso mesmo) pessoas se candidataram às vagas de estágio em Fotojornalismo na Câmara Municipal de Porto Alegre. Paradoxalmente, numa sociedade cada vez mais dominada pelas imagens, desaparece do horizonte da formação acadêmica em jornalismo o trato com as imagens.

Já na televisão, há muito não se formam repórteres cinematográficos. Agora parece que a fotografia, o grande motor de Instagram, Facebook e tantas outras redes sociais, perdeu de vez seu lugar entre os campos que merecem a atenção de uma formação complexa, articulada, questionadora e intelectualizada. George Eastmann tinha razão. Continuem apertando o botão. Alguém fará o resto por vocês.

Posso acrescentar um relato: foto de assessor de político raramente é boa. Mesmo com as lentes novas dos celulares, tem que ser do ramo. 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »