A evaporação da carne 

24 mar • NotasNenhum comentário em A evaporação da carne 

 Li num site que metade da comida produzida no mundo vai para o lixo. Não faz muito li que, nos Estados Unidos, as pessoas se servem com pelo menos 20% mais do que comem. Na média, se é que dá para fazer uma média, sempre sobra no mínimo 10% nos pratos da comida do dia a dia.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=279&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=antecipacao_ir_2022&utm_content=escala_600x90px

Era uma piada verdadeira daqueles anos: em país pobre se come carne de primeira, em país europeu e rico, come-se carne de segunda. Outro dia, o dono de um espeto corrido contou que uma pessoa come, em média, 300 gramas de carne. Mas que ele compra quase dois quilos para cada freguês. Fiquei perplexo – mas como?

https://cnabrasil.org.br/senar

A explicação me pareceu convincente. Deste peso tem que tirar as gordurinhas e as pontas. No caminho para a churrasqueira se perde outro tanto; a carne perde água; o garçom bota o espeto e você tira uma lasca, come um pouco e pede outra porção, e assim vamos desperdiçando comida. Por último, tem as duas pontas do espeto. Ninguém come as pontas, a de baixo e a de cima. Tudo vai fora ou vira croquete.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »