A cordeona e seus filhotes

31 ago • A Vida como ela foi1 comentário em A cordeona e seus filhotes

As primeiras exposições de animais que antecederam a Expointer no Parque de Esteio aconteciam no Cete, um espaço dedicado a atividades físicas na avenida Getúlio Vargas. Perto do que é hoje, eram acanhadas e mirradas, pouca diversão.

Quando os criadores acharam que neste acanhado espaço seria a perpetuação de uma feira um pouco maior que o curral de um pequeno criador. Então, o estado foi às compras. Mas falarei disso pouco adiante. 

Fui lá duas ou três vezes. Com 13 ou 14 anos, basicamente, deslumbrei-me com o algodão-doce e churros de MuMu, o doce de leite. Não lembro se tinha churrasco ou restaurante, só sei que, de noite, os criadores e peões faziam rodas de música, botavam costela ou outro corte de carne na trempe, músicas molhadas com cachaça em guampa.

Tirando a canha, era meu conceito de felicidade pura. Era uma roda de samba sem samba.

Quando o governo gaúcho comprou a fazenda dos Kroeff, na beira da BR-116, o bucólico e outrora deu lugar a uma cidade, com bancos, escolas, revendas de veículos e máquinas agrícolas, restaurantes bons, outros nem tanto, produtos da agricultura familiar como linguiça, cucas e pães, os mesmos churrascos na baia dessa cidade, sucursais de jornais, rádio e TV. Em vez das rodas de violão e cordeona e cachaça, as noites da Expointer 2022 ficaram como na foto abaixo.

Botem sentido no prato e digam se é bom ou não é, roda de viola dos anos 1950 com cordeona gemendo dores que só ela sente e com um tempinho para filhotes e sobrinhos, as gaitas de oito baixos tocando música nativista  com avozinha dos seus foles dizendo com doçura “eu quero ser grande!”.    Já eu queria ser pequeno.

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

One Response to A cordeona e seus filhotes

  1. MARIA+LUCIA disse:

    Não era o CETE!
    1909 – A exposição é realizada no Prado Rio-grandense com o nome de Exposição Agropecuária de Porto Alegre. É a primeira feira, no Rio Grande do Sul, como uso do termo pecuária na sua denominação. Mais tarde, nesta área, constrói-se o Parque de Exposições Menino Deus, onde ocorrem feiras organizadas pelo Estado até 1969. Neste local funciona hoje a atual sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.
    Do site da EXpointer.
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »