A cidade como ela é…

22 fev • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em A cidade como ela é…

Saiam cidade afora e voltem no final da tarde com uma matéria sobre o que a cidade tem de ruim, não o que ela tem de bom. Em síntese, é uma forma eficaz para um prefeito tomar conhecimento dos problemas da cidade que administra de forma rápida. Quem fará essa matéria-relatório, como se fosse uma reportagem, serão os jornalistas da prefeitura e das secretarias.

…e não como deveria ser

Há décadas, quando as cidades não estavam tão inchadas, essa tarefa era feita pelo subprefeito (regionais, no caso de São Paulo) e seus colaboradores, o que hoje é insuficiente. Sempre se discutiu como poderia o administrador geral e ordenador de defesas conhecer melhor sua jurisdição. Mas nem sempre dá. Em resumo, o que o prefeito precisa é a real, por isso a sugestão. Loucura? Loucura é um alcaide não conhecer bem sua cidade.

Ricos e pobres

Recebi um release sobre uma pesquisa sobre felicidade de casais ricos e pobres. A sublime conclusão é que os ricos são mais felizes que os pobres. Isso sim que é jogar dinheiro fora. E desconfio que muitos casais pobres se dizem felizes mais para salientar que dinheiro não traz felicidade, ou que o que vale é a “riqueza interior”. São as tais palavras que consolam.

De qualquer maneira, quem sempre foi rico ou sempre foi pobre não tem como comparar seu status com outros. A não ser que casais que já foram ricos e ficaram pobres ou casais pobres que ficaram ricos. O resto é lero-lero.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »