A arte em vidro

16 dez • Notas1 comentário em A arte em vidro

Dia 1º foi lançado o livro  “Ateliê Veit: a paixão pela arte”, Editora Oikos, 2023, onde a autora Elinor Arlete Veit Somensi, apresenta a história e a trajetória do grande mestre em vitrais: Albert Gottfried Veit, seu bisavô paterno. Albert G. Veit, imigrou em 1913 da Alemanha, com a família (esposa, filhos…).

Em janeiro de 1920 abriu seu ateliê de vitrais em Porto Alegre a VEIT & FILHO, em sociedade com seu filho Hans. Com arte de qualidade foram colocados vitrais em capelas, igrejas, catedrais, residências, instituições públicas e privadas em diversos municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A empresa participou de exposições com seus trabalhos e recebeu várias premiações por seus vitrais.

Perito no assunto

Um dos maiores eleitoralistas brasileiros, prata da casa, o porto-alegrense Antônio Mayer dos Santos lança seu décimo primeiro livro nesta quarta-feira (20), na Capital. A obra chama-se Reforma Política Sem Fantasias – As mudanças que o País necessita, no Olá Café e Bistrot.

https://www.youtube.com/watch?v=xRNrrcHscJ0&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=camp_final_ano_2023&utm_content=escala_600x90px

São quase 30 anos de advocacia especializada e uma curiosidade: dos 55 deputados estaduais gaúchos, 19 são clientes ou já passaram pelas mãos de Mayer.

Dura lex

O plenário do Senado aprovou, por voto simbólico, nesta terça-feira (12/12), o projeto de lei 4224/2021, de autoria do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), que endurece as penas para crimes contra crianças e adolescentes.

https://cnabrasil.org.br/senar

O texto passou por unanimidade na Câmara, encaminhado ao Senado, onde também foi aceito nas Comissões de Constituição e Justiça e de Segurança Pública. O PL 4224/2021 será encaminhado à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 


Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

One Response to A arte em vidro

  1. Edilberto Luiz Hammes disse:

    Olá, bom dia prezado jornalista Albrecht.
    Li sua coluna no Jornal do Comércio, com o comentário sobre o lançamento do livro “Ateliê Veit”.
    Embora médico, hoje com 81 anos de idade e já aposentado na profissão, tenho livros escritos sobre a história de nosso município (em um dos quais cito a colocação dos vitrais Veit na igreja matriz aqui de São Lourenço do Sul).
    Gostaria de adquirir o livro sobre os vitrais mas não tenho o contato para fazer a solicitação. Poderia conseguir?
    Além disso, gostaria, se possível, do contato pessoal da autora Elinor Arlete Veit Somensi para que possa repassar a ela o fato de Hans Veit, seu antepassado, ter colocado os vitrais em nossa cidade também, fato esse certamente desconhecido por ela.
    Muito grato pela atenção. Com um fraterno abraço desejo-lhe Boas Festas. Edilberto Luiz Hammes Whatsapp (53) 991357061.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »