Doença mental

17 jan • NotasNenhum comentário em Doença mental

Neste janeiro branco – mês de conscientização sobre a saúde mental, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul ( Simers) reforça o alerta sobre a necessidade de atenção à assistência psiquiátrica no Rio Grandes do Sul e destaca a importância de ações em prol da expansão da assistência psiquiátrica hospitalar e ambulatorial, garantia de insumos e estrutura física para esse atendimento especializado, no Estado. O RS apresenta hoje um déficit de mais de 2,5 mil leitos psiquiátricos. E, mesmo assim, existem movimentos para maior redução.

Com o objetivo de estimular o olhar da sociedade e dos gestores públicos para o tema, o Núcleo de Psiquiatria do Simers vem realizando um trabalho de mapeamento de todos os Centros de Atenção Psicossocial no Rio Grande do Sul, já em 40% vistoriados. Além da precariedade de infraestrutura física e de insumos observada em alguns espaços, foi constatado que 25% dos CAPS visitados não têm psiquiatra, o que escancara um problema antigo: a carência de especialistas para o tratamento dos agravos mentais.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »