Visão casca grossa

23 ago • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Visão casca grossa

Sou casca grossa em matéria de ataques leves, pesados e superpesados. Às vezes, é de graça. Outras por discordarem de um ponto de vista externado que pinica ideologicamente na pele de radicais. Até aí é – era – tudo previsto. Afinal, faz parte do jogo e, ainda mais, em uma sociedade como a nossa. Ocorre que, de alguns anos para cá, piorou.

LEITURAS PELA METADE

Parte pela leitura fragmentada, porque simplesmente não entenderam o conceito, o que os caras querem é linchamento. Dou um exemplo. Escrevi na página 3 do Jornal do Comércio de Porto Alegre que o povão não está nem aí para as críticas diárias a Bolsonaro. Sabemos todos que a massa tem outro entendimento sobre o politicamente correto, por exemplo. E como não tem uma massa crítica de informações, não consegue formular um juízo crítico como a classe média, que lê pelo menos um jornal por dia e é classe média no sentido cultural do termo.

ONDE FOI QUE EU ERREI?

Pois recebi várias mensagens de leitores furibundos com o que escrevi. Incrivelmente, acharam que eu estava atacando o Capitão. Outros se irritaram porque eu deixei de fora outra parcela da população que apoia o Capitão e se diz da turma “dos brasileiros honestos e pagantes de impostos” que se cansaram do petismo, lulismo, dilmismo, assim como nos anos 1990 se esqueceram do brizolismo. Largaram o Leonel.

O INFERNO É AQUI

Não tem como deixar de ser melancólico em relação ao tempo atual. Com 50 anos de jornalismo na cacunda, permitam-me ser descrente do futuro deste país e de algum dia haver um entendimento mínimo que seja pelo bem do Brasil. É muita raiva acumulada. E não só na política. Leiam as cartas dos leitores aos jornais. Se quiser uma imagem desse inconsciente descontrolado, basta olhar o trânsito e o comportamento dos motoristas em relação ao cara do carro ao lado.

PORÉM….

…o porém de sempre é que tem um Brasil que funciona. É o caso dos encontros Brasil de Ideias da jornalista Karim Miskulin.  As principais reformas estruturais e os grandes desafios que serão enfrentados pelo país nos próximos anos foram tema de debate realizado ontem, em São Paulo. Promovido pelo Grupo VOTO, o primeiro Brasil de Ideias na capital paulista reuniu 150 líderes empresariais, políticos e formadores de opinião para uma conversa com os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Osmar Terra (Cidadania), além da secretária Natália Marcassa de Souza (Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura).

O BRASIL QUE FUNCIONA

O SENAR-RS desenvolve várias atividades relacionadas à questão da saúde no seu espaço na 42ª Expointer. Também preparou duas oficinas voltadas à promoção da saúde e do bem-estar dos visitantes do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro.

A Oficina Saúde e Bem-Estar oportuniza aos visitantes serviços como medição da pressão arterial, conferência do peso, da altura e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). “De modo geral, esse espaço será uma oportunidade de educação para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças”, informa a coordenadora de Promoção Social do SENAR-RS, Sandra Catarina Vieira. As medições serão realizadas por duas enfermeiras, prestadoras de serviço credenciadas à entidade, no Pavilhão Internacional.

Nutricionistas credenciadas no SENAR-RS também abordarão a melhor forma no preparo dos alimentos, degustação dos alimentos e abordagem a respeito das informações nutricionais deles.

SUCESSO NA EXPOAGAS

Realizada desde a última terça-feira (20), no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, a Expoagas 2019 – 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados encerrou ontem superando recordes históricos de negócios concretizados ao longo dos três dias de atividades, evidenciando mudanças de mercado que serão sentidas a partir do início de setembro por consumidores de todo o Estado.

O volume de negociações transacionadas entre os visitantes e os 372 expositores do evento chega à casa dos R$ 539 milhões, um crescimento de 6% em relação à edição passada. A feira promovida há mais de três décadas pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) mais uma vez refletiu as tendências de futuro para o varejo, as mudanças no comportamento dos consumidores e as inovações que a indústria está preparando para o último quadrimestre do ano e que, em breve, chegarão às gôndolas.

“Hoje, um supermercado médio cadastra 80 novos produtos por semana em sua operação, mostrando a capacidade de inovação da indústria. A Expoagas 2019 refletiu isso, já que os expositores apresentaram mais de 800 lançamentos de equipamentos, produtos, embalagens, versões e sabores aos nossos visitantes”, salienta Antônio Cesa Longo, presidente da Agas.

As expectativas iniciais da Associação apontavam para um incremento de 3% nos negócios, volume superado pelo alto número de visitantes do segundo dia do evento, quarta-feira (21) – quando mais de 20 mil players da cadeia do abastecimento acessaram os pavilhões da Fiergs. No total, mais de 50 mil pessoas circularam pela feira durante os três dias do evento, oriundos de 275 municípios gaúchos e 420 cidades brasileiras.

NOVIDADE NO BANRISUL

A Vero, rede de adquirência da Banrisul Cartões, lançou mais uma solução para atender aos lojistas, a Vero Smart – um POS digital. Com o conceito all-in-one, a solução vem para facilitar o dia a dia do varejo com a proposta de agregar aplicativos de gestão e pagamentos com cartão em um único equipamento. A nova máquina possui sistema Android, processador de alta capacidade e bateria com longa duração. Importante: a máquina conta, ainda, com um teclado físico que pode ser acoplado para garantir acessibilidade aos compradores com deficiência visual.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »