Terra é Guaíba…

22 maio • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Terra é Guaíba…

   Como já dizia o humorista Carlos Nobre. Fico me perguntando por quanto tempo municípios vizinhos de Porto Alegre, com o Guaíba no meio, serão descobertos para sediar condomínios horizontais e até prédios, moradias inclusive de alto padrão – talvez, principalmente. Eldorado do Sul já conta com dois desses conjuntos, mas o acesso tem que ser via BR-116. Quem tem barco pode ir e vir pela água.

…a ser descoberta

   O que tenho em mente é a cidade de Guaíba. Já existe um bom serviço de catamarã da CatSul, que faz a travessia em 20 minutos – e é um belo passeio. Rio não tem quebra-molas, ainda mais se for catamarã. Mas, na minha concepção, dependendo do tamanho do condomínio, poderiam ter até serviço próprio, se ficar perto do Guaíba. Aí já imagina um pouco mais à jusante do rio. Ou então, se a demanda for considerável, a própria CatSul poderia aumentar sua frota.

Fumacê, fumaçá

   Estou cada vez mais convencido de que a letargia da população brasileiro se deve à maconha. Não bastasse sermos fumantes passivos do cigarro comum, esse que SÓ dá câncer, o que se aspira de cannabis caminhando na rua não é fácil. O pior é que o cheiro fica encruado na roupa, dependendo do tempo de exposição. Na Rua da Praia e paralelas do Centro Histórico de Porto Alegre, fuma-se passivamente uns dois baseados por quadra percorrida. Gruda mais que carrapato no boi.

Campanha

   Proponho uma campanha como a feita quando do Proálcool, nos anos 1980 – carro a álcool, você ainda vai ter um – e no caso o slogan seria: Cigarro de maconha, você já fumou um.

Encolhimento

   Esse negócio de abreviar palavras não é coisa dos tempos modernos. Para começar, a tendência é encurtá-las e temos muitos exemplo. Na gíria, lembro de uma dos anos 1960: satisfa. Quando se apresentava alguém ou se recebia uma boa notícia, lá vinha o satisfa. De satisfação.

Novo cartão

   O Banrisul iniciou a comercialização do Cartão Banrisul Mastercard Travel Card Multimoeda, cartão pré-pago agora emitido com até quatro opções de moeda estrangeira: Dólar americano (USD), Euro (EUR), Libra Esterlina (GBP) e Dólar canadense (CAD). O cartão Travel Card funciona como um cartão de débito no formato pré-pago. O cartão é protegido por chip e senha, disponibiliza assistência global 24 horas por dia e sete dias por semana, e cartão adicional. É aceito em mais de 34,5 milhões de estabelecimentos comerciais credenciados pela Mastercard, como hotéis, restaurantes, lojas, farmácias, entre outros.

 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »