Quimioprevenção

14 set • Caso do DiaNenhum comentário em Quimioprevenção

Foto-123E se você descobrisse que tem 85% de chances de desenvolver um tumor em uma determinada parte do seu corpo? Agora imagine que, com esse diagnóstico, possa reduzir consideravelmente seu risco se fizer um tratamento como a quimioprevenção ou até se submeter a uma cirurgia para a retirada deste órgão ou tecido preventivamente. Em uma grande parte dos casos de pacientes com predisposição genética para o câncer, isso é possível e são procedimentos cada vez mais utilizados na oncologia.

Testes genéticos, tratamentos personalizados, bem como quimioprevenção e cirurgias preventivas estiveram em pauta no evento Oncogenética no Câncer de Mama e Ovário: a importância do diagnóstico imediato, realizado nesta quinta-feira (12), no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital Moinhos de Vento. Profissionais da área da saúde debateram casos clínicos, as pesquisas nesta área e como tudo isso pode ajudar a salvar vidas não apenas de pacientes, mas também de familiares com as mesmas alterações genéticas.

SOBE MEU BALÃO

IMG_6261O cenário de muitos bento-gonçalvenses ganhou um colorido diferente. Não demorou muito para que as redes sociais fossem tomadas por fotografias de balões que sobrevoavam a cidade. É oficial: iniciou o primeiro Festival de Balonismo da Serra Gaúcha, que segue até este domingo, 15.

Onze pilotos iniciaram esta sexta-feira, 13, com o voo competitivo no estilo Caça à Raposa. A prova funcionava dessa maneira: um “balão raposa” sai à frente para ser seguido pelos competidores e, ao final, quando o balão raposa pousa, vence quem jogar sua marca sobre o alvo ou então descer mais próximo do ponto onde desceu o “raposa”.

TRANSPORTE COLETIVO

 A Prefeitura de Porto Alegre apresentou ontem o projeto de priorização do transporte coletivo que será implantado na Capital nos próximos seis meses. As medidas contribuem para a regularidade da operação, mais agilidade nas viagens e também para a diminuição no tempo do deslocamento dos usuários. A intenção é atrair novos passageiros, melhorando a qualidade do serviço.

Com viagens mais rápidas, sem congestionamento, é possível economizar combustível, o que influencia na redução geral do preço da passagem. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) desenvolve um trabalho de diagnóstico dos principais gargalos de transporte que devem ser solucionados para melhorar a circulação dos coletivos.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »