Os patrulheiros

24 nov • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Os patrulheiros

Duas patrulhas estão esguelando o jeito de falar e de escrever. A patrulha das minorias, que em alguns casos quase são maiorias, e a patrulha do politicamente correto. Somadas estão tirando a naturalidade de se expressar. Resultado: autocensura desbragada.

A DITADURA PERFEITA

Com 52 anos de jornalismo, posso dizer com tranquilidade que  me censuro mais hoje do que nos anos do regime militar. E se eu não o faço, outros farão por mim.

https://www.banrisul.com.br/pix?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=pix_poscadastro&utm_content=centro_600x90px

UMA AJUDINHA, POR FAVOR

No primeiro governo Lula, chegou-se a ensaiar um programa de ajuda às empresas de comunicação anos moldes do Proer dos bancos. Criaram até um nome, o Promídia. O autor da ideia, que ocupava um cargo, acabou sendo nomeado para um banco de fomento, e o programa gorou. Mudou o nome, mas não a essência. Abriram a guaiaca, mas com limites prudenciais. Explica muita adesão à bandeira vermelha na época.

ESPELHO, ESPELHO MEU

Estamos na era da razão abstrata, onde o narcisismo idealiza motivos para manifestar, com intuito de chamar a atenção para si mesmo.

O neurocientista e psicólogo Fabiano de Abreu diz que o narcisismo é o grande culpado por esta realidade em que todos pensam ter razão.

A BELEZA DA BRUXA

É por aí. Estamos em várias eras, da Intolerância, da patrulha do ressentimento e a do narcisismo. Se achar bonito mesmo sendo feio é uma boa maneira de elevar a autoestima, mas não pode substituir o senso crítico. É um efeito previsto na história da Branca de  Neve, um arquétipo. Todos se acham o máximo, mesmo sendo mínimos. E ai de quem duvidar.

Ninguém mais quer ter 15 minutos de fama. Quer 24 horas de fama.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »