Os cinco desaparecidos

4 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em Os cinco desaparecidos

O avançar dos anos, para ser misericordioso com minha geração, traz uma tragédia dupla. A primeira é que os bons tempos não voltarão blá blá blá. A segunda é o sabor de comidas e bebidas que, mesmo ainda disponíveis, não têm mais o mesmo gosto de outrora. Talvez nosso paladar tenha mudado, as papilas gustativas tenham sofrido abrasão, a receita foi alterada ou simplesmente os cozinheiros ou cozinheiras que tenham produzido o sabor dos verdes anos não tenham deixado sucessores de receita. Então vou a uma lista provisória de cinco:

1)  O pastel de carne que eu comia no Colégio São Jacó em Hamburgo Velho, bairro de Novo Hamburgo (RS). Eu poupava meu rico dinheirinho da mesada para comê-lo. Deus do Céu deve ter levado o simpático pasteleiro para as Eternas Pastelarias. Se não levou, azar o dele. Não sabe o que perdeu.

2) A pizza do El Molino, uma das poucas pizzarias de Porto Alegre nos anos 1960. Na Cristóvão Colombo perto da Ramiro Barcelos. Só três sabores, mozarela, mozarela com presunto e calabresa. O diferencial era um molho especial, que nunca mais encontrei.

3) Bastão de Leite, não sei se da Neugebauer ou outra marca. Tinha algo de avelã nele, uma mistura com marzipan. Cor gelo.

4) O bauru de três andares de pão de sanduíche especial com lombinho, queijo e tomate do Centro Esportivo, na Benjamin Constant perto da Cristóvão Colombo.

5) O cachorro quente original do Rosário. Uma tendinha simples que ficava na calçada do colégio. Salsicha (ou linguiça), molho caseiro comum, tomate e cebola e mostarda. O pão não era d’água, cacetinho, sempre fresquinho. Nunca mais. Tem um parecido na Confeitaria Princesa, na subida da Rua da Praia, mas com o pão massinha. Bom, mas não é a mesma coisa.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »