O recrutador

8 dez • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em O recrutador

Um homem faminto e sujo que se rendeu em um remoto posto de controle pertencente aos aliados curdos dos EUA no deserto sírio. Parecia um João Ninguém, mas não era. Mohammed Haydar Zammar, 57 anos, foi o homem que recrutou os terroristas do EI de Bin Laden – que explodiram as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. Deitou falação, mas uma coisa de toda sua conversa fica claro, a que terroristas “adormecidos” ou não continuam planejando ações de vulto nos EUA. Jurou que não sabia porque recebeu ordens de fazer esse recrutamento. Talvez esteja falando a verdade. O segredo foi total e por isso os americanos foram pegos de surpresa.

Adormecidos, mas atentos

Agentes “adormecidos” foram muito usados pela espionagem soviética nos anos 1950 até o final da guerra fria. Desde criança eram treinados pela KGB como se americanos fossem, gíria, gosto de comida, filmes, tudo. Eram mandados para os EUA e lá até casaram e viveram anos e anos como cidadãos normais antes de um código secreto enviados em esquema pré-determinado os “acordassem”. O terrorismo faz a mesma coisa.

Imagem: Freepik

Por falar em adormecidos…

Meu Deus, como a imprensa está secando o Jair Bolsonaro e a formação da sua equipe! Estou começando a aceitar a ideia de que a cúpula de muitas empresas de comunicação é formada por “adormecidos” e que agora acordaram. O código não é nada secreto: foi a vitória de Bolsonaro.

…alguns acordaram

Por enquanto há apenas choro e ranger de dentes. Mais adiante, certamente, partirão para algum tipo de ação. Principalmente se Bolsonaro fizer um bom governo, e a economia reagir, o desemprego cair e pelo menos parte da reforma da Previdência for aprovada.

Jornal do Comércio

Leia e assine o JC clicando aqui.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »