O elevador

22 dez • A Vida como ela foiNenhum comentário em O elevador

Foi um crime demolirem o belo prédio do Banco do Brasil na Sete de Setembro em Porto Alegre, mesmo destino do Banco da Província, também na mesma rua. Na época, final dos anos 1950 início dos 60, vieram abaixo dezenas de edifícios no Centro, um mais bonito que o outro. Uma lástima.

A nova matriz do Banco do Brasil foi erguida na mesma rua, na esquina da Rua Uruguai, no outro lado do novo Banco da Província, todo de mármore. Fundado em 1858, o banco era apelidado pelos antigos funcionários de Velho Jequitibá. Foi o primeiro edifício do Rio Grande do Sul a ter escada rolante e ar condicionado central.

Já o Banco do Brasil era mais modernoso, com várias novidades tecnológicas. Entre elas, um elevador muito rápido para os padrões da época. Curiosos visitavam o prédio apenas para subir e descer de elevador. Pois um deles foi um pecuarista de Bagé, pouco acostumado com as maravilhas da cidade grande. Entrou no elevador, afastou as pernas para manter o equilíbrio e esperou a viagem. Quando começou a subir, ficou deslumbrado.

– A la pucha, seu!

Virou-se para um homem ao lado.

– Quantos funcionários será que puxam a caixa para cima?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »