O destino dos jornais

5 out • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em O destino dos jornais

Deveria ter escrito o destino do faturamento publicitário dos jornais depois da pandemia. Acredito que os anunciantes não vão se contentar com um anúncio puro e simples. Vão querer propaganda não explícita, que já existe e é chamada eufemisticamente como “conteúdo editorial”.

https://ww8.banrisul.com.br/brb/link/brbwe4hw.aspx?largura=1366&altura=683&sistema=portalderenegociacao&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=negocie&utm_content=centro_600x90px

No caso de empresas com várias plataformas, como rádio e TV, o desafio é mais fácil porque há múltiplas possibilidades de inserir o tal conteúdo editorial. O problema, vamos ser francos, é fazer bem feito de tal forma que o leitor comum não diga “ai tem” . Na verdade, sempre tem.

O DESTINO DAS INFORMAÇÕES

Exigirá miniaturização. O que vai impor necessidade de jornalistas com mais conhecimento de causas e efeitos, para que consigam redigir contextualizando o fato a ser informado em poucas linhas. Matérias maiores em cadernos ou nas edições de final de semana. Problema: só macaco velho consegue isso.

O DESTINO DOS COLUNISTAS

Futuro próspero. Aumentarão em número e, forçosamente, em qualidade e segmentação.

O DESTINO DO JORNAL IMPRESSO

Sabemos que  um dia eles irão falecer, mas ainda tem muito chão pela frente. E por uma razão muito simples, vivemos cada vez mais e, por consequência, teremos mais leitores pré-internet, acostumados com o velho e bom papel. Há 30 anos você era considerado velho aos 60, hoje bota mais 20 nessa conta.

São leitores novos-velhos, para efeitos de circulação e tiragem.

DECIFRA-ME OU TE DEVORO

Há algum tempo, saiu uma pesquisa sobre hábitos de leitura na internet e uma das revelações é espantosa: o internauta fica, em média, menos de 10 segundos na página de um jornal virtual. Se não vê de cara algo que o interesse, ele cai de banda.

MORAL DA HISTÓRIA

Criatividade nos títulos é e será cada vez mais essencial. E com figurinha, como na nossa infância.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »