Moral americana

8 jan • A Vida como ela foiNenhum comentário em Moral americana

Há alguns anos, deparei-me com uma dessas pesquisas aleatórias feitas nos Estados Unidos. O trabalho concluiu que os profissionais que praguejam no trabalho têm menos chances de decolar na carreira. O trabalho recolheu dados do site CareerBuilder.com que era ou ainda é o maior portal de busca de empregos dos Estados Unidos. Os patrões não gostam de gente assim, segundo o site. Só que, quando o patrão pragueja, não acontece nada.

Meio infantil e óbvia a conclusão. Patrão sempre será patrão, e o que vale para bagrinho não vale para ele. Há uma nuance aí. O norte-americano é ou era pudico e pelo menos no passado detestava os que, no Brasil da minha juventude, eram chamados de “língua suja”. No caso deles, a moral protestante age forte, inclusive com uma moral que faria o brasileiro rir: a mentida é o pecado maior. Vide Monica Lewinsky e Bill Clinton, ou a renúncia de Richard Nixon. A mendácia os condenou, não o feito em si. Bill ainda se safou com aquela de “sem penetração”, mas Nixon não teve essa sorte em Watergate.

Essa coisa de americano não gostar de palavrão. Tive um professor no ensino médio, antigo Científico, Mister Roberts, que era um dos sujeitos mais afáveis que conheci. Até que alguém dissesse um palavrão. Cara, o homem virava bicho. Depois o mundo e a América mudaram. Qualquer filme americano deve ter pelo menos duas dúzias de fuck nos diálogos, sem falar na repetição de dedos médios para cima.

É isso que sempre me impressiona. Como pode o mundo inteiro mudar tão rapidamente.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »