Limite de segurança

8 jul • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Limite de segurança

O povo, o tão falado povo, que só poucos políticos conhecem, está como corda de violino esticada para o grande concerto Isolamento em Ré Maior. De tão esticada, um apertozinho a mais nas cravelhas e lá se foi o boi com corda e tudo. Então é como água morro abaixo e fogo morro acima, ninguém segura.

Imagem:Freepik

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw00hn_promocao.aspx?secao_id=3310&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=app&utm_content=centro_600x90px

E OS OUTROS?

É essa a pergunta que o povo faz. Ao ver castas privilegiadas, a Turma da Geladeira Cheia, deitar cátedra sobre o rigor que se faz necessário, passa do estágio da aceitação para o da revolta em um upa. E não estou me referindo ao governador Eduardo Leite nem ao prefeito Nelson Marchezan Jr. Refiro-me aos que menosprezam a aflição e desespero dos Sem-Trabalho e da Geladeira Vazia em nome do vírus.

Um médico afamado deu entrevista à ZH dizendo que isso de dizer que tem gente morrendo de fome é “besteira”. Ainda não, talvez. Mas que aumenta cada vez mais a massa dos subnutridos, crianças principalmente, ninguém pode negar.

Se não morrem, provisoriamente, passam fome, doutor, muita fome. E isso não é besteira. De qualquer maneira, pegue um caminhão de som e vá até uma favela ou mesmo em bairro de pessoas de baixa renda e diga isso ao microfone.

A FALÊNCIA DAS ELITES

As elites brasileiras sempre foram falhas, miseravelmente falhas. Sempre mantiveram anéis e dedos. Sempre obedecem à lógica Mateus, primeiro os meus. Nunca entregaram nem mesmo bijuteria. Dai advém a arrogância.

AS ESCOLHAS DO NOJENTO

O bairro com  maior incidência de infectados é Petrópolis, com 144 casos, seguido do Sarandi, com 129, e o Centro Histórico com 110. O primeiro tem classe alta e média, o segundo abriga mais a população de baixa renda, enquanto o Centro é uma colcha de retalhos. Em comum, os três têm o fato de ter alta densidade populacional.

Ocorre que até isso pode estar distorcido. Não sabemos o total da população destas três regiões.

AMIGÃO

Nestes dias em que boa parte da população vive em estado de penúria emocional, há que se sacar dos velhos e bons amigos. Nunca eles foram tão necessários. Já foram escritas mais definições sobre amizade que leis e decretos, mas ainda acho que a melhor é do escritor e filósofo norte-americano Ralph Waldo Emerson:

Amigo é aquele que diante de quem  podemos pensar em voz alta.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »