Geração C no marketing digital

19 jan • ArtigosNenhum comentário em Geração C no marketing digital

*Por Sérgio Lima

O distanciamento social por conta da pandemia de coronavírus modificou de maneira irrevogável nosso cotidiano e nossos hábitos de consumo. Passamos, mais do que nunca, a interagir com as pessoas e marcas no ambiente digital, distanciando nosso contato físico, como principal forma de evitar a contaminação e a disseminação do vírus. É nesse novo cenário que nasce a geração C.

Como você deve imaginar, o C vem exatamente da palavra Covid-19. Essa nova geração se divide em dois grupos distintos, o primeiro de pessoas nascidas em 2020, e o segundo por indivíduos que estão vivendo em meio a crise sanitária e, por conta disso, tiveram seus hábitos transformados. Ou seja, são pessoas de diferentes faixas etárias e que se uniram por conta de um acontecimento em comum.

E o que diferencia os Cs das demais gerações? A conectividade. Ou seja, são pessoas que estão ativos das redes sociais, buscando ampliar seu conhecimento no ambiente online. Sabe aquele seu amigo que, atualmente, antes de adquirir um produto, procura por reviews em comunidades, compra em uma loja virtual e quando o item chega testa e depois grava stories no Instagram sobre a sua experiência? Então, ele é o retrato fiel dos Cs!

Esse grupo de indivíduos, sem dúvida, é muito exigente e evita ao máximo compras por impulso. De acordo com uma pesquisa criada pela FleishmanHillard, empresa responsável pela área de relações públicas da agência de comunicação do Grupo InPress, 78% dos entrevistados dizem que o COVID-19 mudou a forma como eles veem o mundo e 68% os produtos que eles consideram importantes.

Com isso, nós, profissionais de marketing, fomos desafiados a descobrir novas estratégias para fidelizar esse público. Um levantamento da Kantar, empresa especializada em pesquisa de mercado, mostra que as redes sociais, como o Facebook, WhatsApp e Instagram, tiveram um crescimento de 40% em sua utilização durante a pandemia. Essa é uma oportunidade sem igual para nos reinventarmos e utilizar o universo digital a nosso favor!

Uma ferramenta que pode ser muito utilizada nesta nova realidade e que está se destacando é o YouTube. Segundo a pesquisa da Multiplataforma ComScore VideoMetrix, 91% dos respondentes afirmaram ter aumentado seu tempo de uso na plataforma diante da necessidade de ficar em casa. Essa é uma oportunidade única para explorar esse canal e atrair cada vez mais clientes.

Está mais claro do que nunca que a Geração C trará cada vez mais novas mudanças na forma de interagir com as marcas e isso é um caminho sem volta. Por isso, precisamos estar mais atentos às tendências e inovações que podemos levar para atrair esse público. São necessárias estratégias assertivas de marketing digital para fortalecer a presença na internet. E sua empresa, está preparada para isso?

*Publicitário e já atuou na S8Wow, uma das principais agências de comunicação com soluções omnichannel do país

> Os assuntos aqui tratados não necessariamente refletem a opinião deste colunista

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »