A velha senhora e suas cicatrizes

26 mar • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em A velha senhora e suas cicatrizes

Porto Alegre completa hoje 247 anos, alguns bem vividos e outros nem tanto. Morar na capital gaúcha é como ter casado com uma mulher que foi muito bonita, mas que o tempo desfigurou. Algumas vezes por motivos alheios, gestões desastradas, outros porque o tempo mudou toda a cidade. Para a minha geração e a anterior, a antiga deusa era o máximo. A velha senhora começou a mudar para pior a partir da segunda metade dos anos 1970. Acho que foi assim em muitas cidades.

Casório é assim mesmo. No início, quando se chega à cidade grande, tudo reluz, tudo é novo, tudo é bonito, igual a uma namorada com quem se casa depois. A minha Porto Alegre foi a dos anos 1960. Ela era deslumbrante. Tudo começou a mudar de 1968 em diante, os bondes terminaram, os bar-chopes começaram a morrer por falta de estacionamento.

O fim dos almoços

Cidade grande tem lá seus marcos divisórios. Para mim, Porto Alegre começou a ser outra quando as pessoas pararam de ir do trabalho para almoçar em casa, sestear e depois voltar. Dali em diante começou o reinado das lanchonetes e hambúrgueres. E do bauru, lanche que ninguém mais fala. É só xis e burguer.

In media virtus

A Frase do Dia foi proferida pelo vice-presidente Hamilton Mourão quando esteve em Porto Alegre no final de semana. Fiquei matutando se o alvo colimado era a extrema direita em geral ou a turma da linha dura que cerca o presidente.

Segura peão

Lembrei de outra frase dita em circunstâncias outras, mas com o mesmo calibre. O autor foi o injustiçado ministro Golbery do Couto e Silva, quando a linha dura do governo se meteu de pato a ganso, e a extrema esquerda veio com tudo. Golbery a endereçou para um dirigente da esquerda moderada: “Segurem seus radicais que eu seguro os nossos”.

A união faz a força

WhatsApp Image 2019-03-25 at 18.12.17No dia do aniversário de 247 anos de Porto Alegre, o espanhol Josep Piqué, idealizador de iniciativas que revitalizaram Barcelona, na Espanha, e Medellin, na Colômbia, estará ao lado do prefeito Nelson Marchezan Jr. E o motivo não poderia ser melhor: formar a Mesa Diretora do Pacto Alegre, uma aliança entre UFRGS, PUC e Unisinos, em conjunto com a prefeitura, que visa unir forças em torno de desafios e projetos para beneficiar toda a cidade e seus 1,5 milhão de habitantes.

Funcriança

Doe 3% do seu Imposto de Renda para o Funcriança. A causa é justa e é nosso futuro que está em jogo.

Catedral São Pedro

A Catedral de São Pedro, em Rio Grande, primeira igreja portuguesa no Rio Grande do Sul, começa a ser restaurada. O ato de lançamento da obra  será hoje às 9h30min. Construída em 1755, faz parte dos primeiros tombamentos nacionais no Brasil.

La bela Italia

Greve no setor aéreo cancela quase 100 voos na Itália. A Itália é um espetáculo. É o único país em que a bolsa sobe quando cai o gabinete.

O Laçador

Com o lançamento do aplicativo Laçatour, as empresas Moove, PlanXP e Imobi se engajam no debate do destino do monumento. Permite inserir a imagem do Laçador em fotos tiradas em qualquer lugar do mundo usando a tecnologia de realidade aumentada. A idealização do projeto é da Agência Moove e contou com o desenvolvimento da PlanXP e a parceria institucional do Grupo Imobi. A ideia do aplicativo Laçatour surgiu a partir do debate sobre a transferência de lugar da Estátua do Laçador, que é o símbolo oficial de Porto Alegre.

Políbio Braga

A Justiça rejeitou a queixa-crime oferecida pelo ex-governador Tarso Genro contra o jornalista Políbio Braga. O pedido foi referente à publicação do artigo “A desordem no Rio começou quando o ex-ministro Tarso Genro aqueceu as UPPs e criou os Territórios da Paz”, onde alega que jornalista teria praticado os delitos capitulados no art. 138 (calúnia) e 139 (difamação). Cabe recurso.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »