A valsa do bigode

7 jul • A Vida como ela foiNenhum comentário em A valsa do bigode

Algumas semanas antes de morrer aos 91 anos, minha mãe contou que passou a ter lembranças esquecidas há dácadas. Via episódios com tanta nitidez que podia descrever o cenário, os diálogos e até os cheiros. Na última vez que a visitei em um abrigo de freiras, ela narrou um fato extraordinário, acontecido quando estava na casa dos 20 e poucos anos, final da década de 1920.

Meu pai tinha um armazém em São Vendelino, e para fazer negócios, era preciso ir longe por todo o Vale do Caí, não raro para rincões nas bibocas do fim do mundo, de preferência em festas que reuniam muita gente. Matança de porcos era uma delas. Pois foi lá pelas bandas do Morro Tico-Tico, na altura de Bom Princípio, a festa ia bem até que apareceu um desafeto do pai, sujeito de maus bofes. Entre uma agressão verbal e outra, mostrava um revólver preso na cintura.

Temendo o pior, um agregado do pai se postou entre os dois, ao tempo em que desafiou o inimigo com uma frase que, na tradução, era essa.

– Vou dançar uma valsa na frente do teu bigode!

Era uma provocação comum naquele tempo. Tão logo disparou a última vogal, o sujeito sacou do revólver e disparou. Morreu defendendo teu pai, disse minha mãe com lágrimas nos olhos. Então quando alguém fala no faroeste americano, sempre lembro dessa história.

Nós também tivemos o nosso.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »