A moda da oncinha

3 set • Sem categoriaNenhum comentário em A moda da oncinha

A moda da calça boca-de-sino surgiu no tempo da Jovem Guarda e ganhou o Brasil inteiro. Para elas, pantalonas também com a boca maior que o grande sino da Catedral Metropolitana. Eu fiquei no meio termo, achava um exagero aquela calça que parecia dançar quando se caminhava. As garotas achavam o máximo e, ora, agora me lembrei de um neologismo criado naqueles tempos. Quando a rapaziada usava roupas descoladas, elas diziam que o cara era “prafrentex”.

O interessante é que, depois que a expressão caiu em desuso, cidadãos e senhoras maduros começaram a utilizá-la nas suas conversas. Primeiro, como pejorativa e depois de admiração – “Meu filho é prafrentex, ele é uma brasa, mora!”. É sempre assim. Como uma onda no mar ou vídeo de internet que o cara compartilha achando que ele é o primeirão.

Mas tudo tem um limite. A foto acima mostra um grupo de jogadores do Grêmio, parece que em 1973. Boca-de-sino vá lá, mas terno de oncinha…

Grêmio 73

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »