A moda da oncinha

3 set • Sem categoriaNenhum comentário em A moda da oncinha

A moda da calça boca-de-sino surgiu no tempo da Jovem Guarda e ganhou o Brasil inteiro. Para elas, pantalonas também com a boca maior que o grande sino da Catedral Metropolitana. Eu fiquei no meio termo, achava um exagero aquela calça que parecia dançar quando se caminhava. As garotas achavam o máximo e, ora, agora me lembrei de um neologismo criado naqueles tempos. Quando a rapaziada usava roupas descoladas, elas diziam que o cara era “prafrentex”.

O interessante é que, depois que a expressão caiu em desuso, cidadãos e senhoras maduros começaram a utilizá-la nas suas conversas. Primeiro, como pejorativa e depois de admiração – “Meu filho é prafrentex, ele é uma brasa, mora!”. É sempre assim. Como uma onda no mar ou vídeo de internet que o cara compartilha achando que ele é o primeirão.

Mas tudo tem um limite. A foto acima mostra um grupo de jogadores do Grêmio, parece que em 1973. Boca-de-sino vá lá, mas terno de oncinha…

Grêmio 73

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »