A foto do fato

6 jan • Caso do DiaNenhum comentário em A foto do fato

Quando é preciso colocar cadeado em equipamentos de higiene de uso comum, como neste recipiente de sabonete líquido, alguma coisa está muito errada. É comum por sinal, não é caso isolado. Não era assim, esse furto feito por pessoas teoricamente honestas, mas que, na prática, são ladrões consumados tem três ou quatro décadas.

Comecei a observar essa tendência ainda nos anos 1990, quando em banheiros de bares, rodoviárias e outros locais de grande fluxo de pessoas, como o Mercado Público de Porto Alegre, o papel higiênico era racionado, menos de metro por pessoa. Se deixassem o rolo, babaus. Também se furtam torneiras e trincos de portas. Fim triste esse nosso.

Memórias voadoras

O último dia do ano de 1968 ficou marcado como o dia em que o avião comercial mais rápido da história fez seu primeiro voo de testes. Diferentemente do que muita gente imagina, não se trata do famoso Concorde, mas do jato supersônico russo Tupolev TU-144.

Enquanto o Concorde podia atingir até 2,04 vezes a velocidade do som, o avião russo chegava a até 2,35 vezes a velocidade do som. No entanto, o franco-britânico Concorde ficou mais famoso porque o avião russo operou voos comerciais por pouco mais de seis meses, entre 1977 e 1978, enquanto o Concorde ficou em atividade por mais de 27 anos, de 1976 a 2003, como informa o blog Todos a Bordo.

O perigo do desempate

Para cada otário existe um vigarista correspondente. Não deve ser diferente neste 2019, talvez a proporção até piore. Como existe uma parcela pequena de otários que caem no mesmo buraco duas ou mais vezes capazes de aprender a lição e se transformar também em vigário geral. Como são raros os que aprendem e como nasce um otário por minuto, lá vamos nós para um futuro sem retorno e sem futuro.

Jornal do Comércio

Leia e assine o JC clicando aqui.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »