A comida do seu João

20 fev • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em A comida do seu João

 Soube que a Delta Airlines vai oferecer refeições gratuitas nos voos domésticos. Deu saudade dos tempos da Varig, Sadia/Transbrasil e a Cruzeiro do Sul (1927-1975), que os novos não conheceram, com aquelas quentinhas que quebravam o galho e mais um pouco. A Cruzeiro tinha um belo serviço de bordo, e foi a primeira companhia de aviação que terceirizou o que hoje chamamos de catering.

  Quem fornecia a comida de bordo da Cruzeiro era um porto-alegrense chamado Johann Passberg, que também era dono de um restaurante muito bom chamado João, na rua Arabutã, perto da Farrapos, e do bar-chope Gauchinha, na Rua da Praia, ao lado do prédio do Sindicato dos Jornalistas. Subia-se por uma escada tão íngreme e apertada que era bom ter curso de rapel primeiro. A descida, depois de muitos chopes servidos pelo garçom Luiz, destruiu reputações sem conta.

 Hoje, é lanchinho e olhe lá nos aviões. Mas pode ser que a concorrência das estrangeiras – e elas vêm, ah se vêm – obrigue as nacionais a servir mais que bolachinha.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »