Os mundos que se tocam  

29 jul • Caso do DiaNenhum comentário em Os mundos que se tocam  

A matéria de capa da edição desta semana da revista The Economist analisa o que chama de “a nova divisão política no mundo!”. Não se trata mais de Direita ou Esquerda, mas de Abertura ou Fechamento. Na Europa e na América, cresce a presença de políticos populistas, xenófobos e com posições contra a globalização, segundo a publicação.

Em um ponto dá para subsidiar a análise da The Economist: em vários países latinos, populistas sempre estão no poder, e não é de hoje. Não existe nada mais parecido com uma ditadura de direita do que outra de esquerda, então zero a zero, não me venham de borzeguins ao leito falando que estas cuidam mais do povo.

Sempre achei curioso e elucidativo a forma romântica e piedosa como a palavra Revolución é tratada pelos regimes totalitários. Também não me comovem a adoração do Mercado como panaceia universal. Parece a passagem da Bíblia sobre o bezerro de ouro. Do outro lado, no sentido dos extremos que se tocam, aquela foto clássica do Che Guevara parece um santinho católico, com aquele olhar o céu, aviso prévio de êxtase.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »