Intercâmbio

4 jan • Sem categoriaNenhum comentário em Intercâmbio

LAJEADO – Estão prorrogadas, até o dia 07 de janeiro, as inscrições para o intercâmbio em Londres, na Inglaterra. A viagem tem curta duração e é realizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), em parceira com o Univates Idiomas, e proporciona aos participantes vivenciar uma nova cultura e, simultaneamente, aprender ou aprimorar uma língua diferente.

Durante duas semanas, o grupo irá estudar inglês em uma escola de idiomas, realizar passeios por pontos turísticos da cidade e ficará hospedado em casas de famílias, o que aumenta ainda mais a imersão na cultura londrina. Podem participar estudantes e diplomados da Univates, estudantes e ex-estudantes do Univates Idiomas, funcionários e professores da instituição.

TRECHO DE ARTIGO DE Clauber Cobi Cruz, diretor executivo da Organis

cobi@organis.org.br

NA VIRADA de mais um ano, e encerramento de uma década, é inevitável questionar o futuro da nossa atividade. Para fazer previsões, o melhor ponto de partida é avaliar os resultados que já alcançamos até aqui. E, para o setor de orgânicos, eles não foram poucos!

2019 ficou marcado como o ano dos Orgânicos em Movimento. Um ano em que o produto orgânico esteve em destaque, ganhando vida própria e aprendendo a se movimentar quase que por conta própria. Para vários setores da nossa economia, o cenário não foi positivo – para muitos chegou a inspirar preocupação. Apesar disso, os orgânicos comemoraram diversos indicadores expressivos.

Nossa principal feira do setor de orgânicos, a BioBrazil, cresceu 33% neste ano em número de expositores. Ao mesmo tempo, tivemos muitos brasileiros visitando as principais feiras internacionais do setor – mais do que em outros anos – na busca por ideias e conceitos com potencial para ser trabalhados por aqui. Enquanto isso, na mídia, nunca se falou tanto sobre os orgânicos.

No Brasil de 2019, rompemos a barreira das vinte mil unidades produtivas e o varejo entendeu a importância do orgânico no portfólio dos saudáveis. Tanto é que na Organis nunca recebemos tanta demanda por informações – de empresas buscando se associar, entidades nos convidando para proferir palestras e veículos solicitando entrevistas e dados de mercado.

Em nossa avaliação, 2019 terminará para os orgânicos com um crescimento entre 10 e 15% – numa estimativa conservadora. Esse percentual poderia ser bem maior, talvez o dobro, se as condições econômicas tivessem sido favoráveis e se o consumidor já houvesse consolidado seu entendimento sobre o que é um produto orgânico. De qualquer modo, o setor deverá alcançar a cifra de 4,5 bilhões de reais até o final do ano.

Agora que já examinamos a forte correnteza que corre pelo rio caudaloso dos orgânicos, vamos arriscar alguns palpites para 2020. Podemos enxergar algumas tendências positivas. Nossa avaliação é a de que o mercado brasileiro de orgânicos deverá crescer no mínimo 10%. Um número conservador, é verdade, mas muito factível.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »