Uma obra de engenharia fluvial esquecida

23 out • A Vida como ela foiNenhum comentário em Uma obra de engenharia fluvial esquecida

A imagem mostra a primeira eclusa construída na América Latina. Os estudos e obras iniciais datam de 1897. Mas sua conclusão só aconteceu nos anos 1920.

Ficava no Rio Caí, próximo à cidade de mesmo nome. Os barcos que transportavam banha de porco, o ouro daquele tempo, tinham dificuldade em acessar o porto da cidade porque o rio era muito pedregoso e com pouco calado. Então, só uma eclusa para “levantar” as embarcações. 

As ruínas existiram por décadas, e ficavam próximas à localidade de Conceição. Esse nosso povo tem memória tão curta que nem mesmo o meio acadêmico conhece essa proeza de engenharia, e nem para o que servia.

É uma coisa dolorosa essa. Não cultivamos o passado, portanto não temos futuro.

Foto: Acervo Egon Arnoni Schaeffer

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »