Seu Adelino vai forte
O marketing da árvore
No início da sua trajetória empresarial, surgiu o rádio portátil Spika, lançado pelo fundador da Sony, Akio Morita. Na época, os rádios eram com válvulas, enormes, e os consumidores ligavam qualidade a tamanho. Aí surgiu aquela caixinha que parecia um brinquedo.
Para convencer as famílias do contrário, Adelino esperava a missa dos domingos na Serra Gaúcha. Ele pendurava o Spika ligado nos galhos da árvore mais próxima da entrada da casa. Quando as pessoas voltavam da missa, era um encanto só, especialmente para as mulheres viciadas em radioteatro, as novelas de antigamente.
O marketing do bolso
Akio Morita também tem suas lendas. Pelo mesmo motivo descrito acima, os vendedores do novo produto relatavam as dificuldades para convencer os lojistas. A última desculpa era que ele não era portátil de verdade, tanto que não cabia no bolso do paletó dos vendedores.
O que fez Morita? Mandou alargar os bolsos dos paletós da turma.
Mais uma
Começou com LGBT e agora, segundo leio na Zero Hora, a sigla aumenta para LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais). Nela, o Q vem da palavra inglesa queer e serve para designar quem transita entre os gêneros feminino e masculino e até mesmo para além dessa binaridade.
Por fim, o A diz respeito à orientação sexual. Assexuais são os que não sentem atração sexual ou afetiva por outra pessoa, independentemente de orientação sexual e de identidade de gênero.