Rumo à leitura zero

7 fev • NotasNenhum comentário em Rumo à leitura zero

Esse aplicativo de Inteligência Artificial que cria textos a partir de palavras-chave será a ruína das redações e outras atividades correlatas. Um dos setores que ele mais impactará são as assessorias de imprensa.

Outro bem mais grave, é o aplicativo da preguiça de escrever e principalmente de pesquisar. Não precisa mais ler, nem procurar referências do assunto. O algoritmo faz tudo por você.

https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/2022.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=campanha_final_ano&utm_content=escala_600x90px

O ensino, fundamental, médio e superior, já é uma desgraça que aumenta a cada ano que passa. Não precisa ir longe, perguntem para os professores.

Consequentemente, estamos formando profissionais não pela metade, mas por um terço e olhe lá. Sem esse aplicativo já é uma desgraça, imagina ele disseminado.

https://cnabrasil.org.br/senar

A Lei do Menor esforço

Quando eu cursava o ensino médio, bem no primeiro ano, os professores repetiam que uma das características do ser humano é a Lei do Menor Esforço. Não só no ensino, mas em toda série da atividade humana.

Teoricamente, é normal e inato chegar ao ponto no menor tempo possível. Ir de A para B sem precisar ir pelo C.

OK, mas neste caso, de uma tecnologia que dispensa o pensar, estamos chegando ao risco de uma população de seres amorfos, incultos. Não usar o cérebro significa atrofiá-lo. Como deixar de usar um braço, só que braço não precisa pensar.

A Teoria do galo preguiçoso

Imagina se os espermatozoides se guiarem por essa lei. Correndo a milhão só um ou alguns terão um lugar ao sol. Lembra a piada dos galos preguiçosos, só um canta e o resto faz o sinal de polegar para cima com uma perna.

Se a lei fosse obedecida por todos, nenhum de nós estaria vivo. 

Breve aqui

Quem vai dominar o mundo? Aqueles que não abrem mão do saber sem algoritmo. Ou seja, em vez de estreitar o fosso dos que sabem e dos que não sabem, a internet o está alargando.

Tudo que sobe, desce

Como tem gente bonita aos 20 anos na Capital gaúcha. Como essa mesma gente bonita fica feia aos 40.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »