Que tiro foi esse?

29 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em Que tiro foi esse?

Ameaças de morte raramente são anunciadas, mesmo não desprezando o lado perverso desse tipo de ameaça, colunistas, como eu, repórteres e outros profissionais da imprensa são ameaçados de morte várias vezes. Em dezembro de 1968, por volta das 6h, encerrando o plantão da madrugada, eu mesmo levei um tiro. Voltava à redação de Zero Hora, que, na época, ficava na rua Sete de Setembro.

O tiro não acertou-me e estilhaçou uma pastilha da fachada do prédio, a 20 centímetros da minha orelha esquerda. Nem me dei conta. Eu achei que tinha sido a descarga de um fusca marrom que passara na rua na hora em que eu abri a porta e desci. Pálido como um cadáver, o porteiro me deu a real. Soube, depois, que o autor do disparo era um capanga de um notório criminoso, cujo apelido era Mina Velha.

De outra feita, foi um molotov jogado embaixo do carro em que estávamos eu, o motorista Luismar e o fotógrafo Miro Soares. Saíamos do café da manhã, de uma lancheria na esquina da Uruguay com a Sete de Setembro. Deus ajuda o sortudo. Bem na hora, em que o coquetel incendiou, Luismar  tinha ligado o motor e posto marcha a ré. Com o estrondo, ele largou a embreagem e o carro deu um pulo para trás. Vocês não têm ideia do que era cobrir a reportagem policial nas madrugadas da segunda metade dos anos 1960.

Teve o caso de uma espingarda calibre 12 na minha cara, mas essa já é outra história.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »