Por que SC atrai investidores

7 jul • NotasNenhum comentário em Por que SC atrai investidores

Santa Catarina tem conquistado a reputação de ser um dos destinos ideais para investidores nacionais e estrangeiros. O elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), a presença de empresas importantes, o potencial turístico e as praias belíssimas estão entre os principais fatores que fazem o Estado conquistar cada vez mais compradores de imóveis. “Não à toa, os preços imobiliários nas principais cidades catarinenses continuam em plena ascensão. Crescimento visto, inclusive, no auge da pandemia”, comenta Bruno Fabbriani, CEO da Incorporadora BFabbriani.

Para Fabbriani a possibilidade de retorno potencial do investimento imobiliário em Santa Catarina é um dos principais atrativos para investidores. “O mercado de imóveis catarinense dificilmente decepciona a esse respeito. A crescente demanda por habitação fez esse Estado se destacar no cenário nacional, com quatro das 10 cidades com maior valorização imobiliária do Brasil, segundo o último índice FipeZap”, afirma. Ainda segundo o empresário, a valorização média dos imóveis da Incorporadora BFabbriani em 2021, por exemplo, ultrapassou 20% em alguns empreendimentos.

Outra questão positiva para os investidores diz respeito ao enorme potencial do mercado de aluguel, segundo o CEO da BFabbriani. “Para se ter uma ideia, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) apontou que aproximadamente 2,5 milhões de turistas visitam Santa Catarina todos os anos durante a alta temporada. Deste total, quase 400 mil são estrangeiros. Esse fluxo gera um impacto anual de cerca de R$ 10 bilhões na economia catarinense, movimentando, também, a demanda por aluguel na temporada”, diz.

Um diferente ponto levantado por Fabbriani é a crescente população de aposentados. De acordo com o especialista, muitas pessoas têm procurado imóveis na região para morar ao se aposentar. “São diferentes fatores que influenciam essa escolha. Devido ao clima, imóveis de qualidade e com projetos sustentáveis além, claro, da localização privilegiada de muitos deles, aposentados têm mostrado cada vez mais interesse nas nossas cidades litorâneas. Isso tem alavancado o setor imobiliário também, uma vez que a busca por imóveis aumenta e, como consequência, sobe o valor para venda”, finaliza.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »