Os ovos do doutor

7 nov • A Vida como ela foiNenhum comentário em Os ovos do doutor

No livro “Alegrete – Cuentos y Versos“ o alegretense José Augusto Ferrari conta vários causos envolvendo figuras conhecidas ou gente simples do município. Um deles envolveu um amigo de Ferrari, o Deca.

Ele entrou num bolicho do Passo do Silvestre, tomou dois lisos de canha e passou a prosear com o dono. Papo vai, papo vem, o freguês ficou com fome. Em cima do balcão, havia um vidro grande cheio de ovos cozidos, coisa comum na campanha.       

– O senhor sabia que acharam um pouco das coisas do doutor Ulysses?

Dito isso, o Deca abriu a tampa e comeu um ovo. Na época, 1992, havia uma comoção porque o helicóptero em que viajava o presidente nacional do PMDB, Ulysses Guimarães, havia desaparecido no litoral paulista, e o corpo nunca foi achado.       

O bolicheiro ficou impressionado.         

– E acharam também a aliança do doutor Ulysses!         

Comeu outro ovo. O dono do estabelecimento, Eloís Jaques, ficou de boca aberta com a revelação.       

– E sabe que acharam também a roupa do doutor Ulysses?       

Comeu mais um. Alguns ovos depois, o Deca jogou o dinheiro dos lisos de canha em cima do balcão e foi saindo, não sem antes dar uma última informação.       

– Mais ainda, já acharam os sapatos do doutor Ulysses! Foi então que Jaques se deu conta de que o outro não pagara toda a despesa.       

– E os ovos, tchê?       

– Não, ainda não acharam os ovos.       

E o Deca se mandou a galope.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »