Os mal-humorados

27 fev • NotasNenhum comentário em Os mal-humorados

Do escritor Percival Puggina: “O humor falece junto com a liberdade. Por isso, as verdadeiras democracias preservam o humor político como verdadeiro tônico da participação social; não prendem nem constrangem seus humoristas ao exílio”.

O Barão de Itararé e Getúlio Vargas

Desde sempre, ditaduras ou ensaios de governos para criar uma temem o humor. Na história brasileira, temos vários exemplos de como os títeres têm o riso, até porque esse tipo de “governo” não tem senso de humor.

https://www.veloe.com.br/banrisul?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=tag_banrisul&utm_content=escala_600x90px

Aliás, a esquerda em geral não tem senso de humor, está no DNA dela. Na ditadura de Getúlio Vargas, o humorista e pensador Aparício Torelly, o Barão de Itararé, devido a uma batalha que não houve, assim como ele não era Barão de verdade, pegava o presidente de tal forma que a guarda pretoriana de GG vivia prendendo o gaúcho.

Entrada permitida

Tanto invadiram o apartamento dele para depois enchê-lo de porrada que, na porta, ele afixou um cartaz com os dizeres “Entre sem bater”. Mas as ordens de Getúlio Vargas eram deixar o homem em paz, ele até se divertia com suas histórias. Pelo menos é o que se contava, então me deixem botar uma dúvida na afirmação.

https://cnabrasil.org.br/senar

A Comissão dos Bichos

E no quinto dia, Ele criou os animais. Partiu do zero. Mas, lá pelas tantas, cansou de criar e passou a tarefa para uma comissão de anjos, todos CCs.

Doidos para mostrar serviço, eles criaram um rapidamente e, antes Dele aprovar a arte final, botaram na linha de produção direto. O modelo off road foi batizado de camelo.

As corcovas no dromedário

Quando o Lá de Riba viu aquela coisa desengonçada, chamou os anjos que o fabricaram. Passou-lhes uma enorme descompostura dizendo, e com razão, que aquilo não podia ser obra do Criador, com aquelas corcovas. Apressadamente, os designers correram para frear o processo, mas só conseguiram pela metade – nasceu o dromedário, com uma corcova.

As listas da girafa

O Cara achou muita incompetência. Exasperado, mandou desligar as máquinas. Mas foi tarde, a girafa já estava no pátio de manobras. A ira foi tão grande que assim nasceram os raios e trovões, que não estavam no script original.

Em pânico, os fabricantes correram para mudar o layout geral. Mas a matriz já tinha prensado o alce, ele e seu narigão trombudo e os chifres em forma de galhos, que tolhem seu movimento. Por isso alces são mal-humorados.

A história do anjo líder

Foi a gota d ‘água. O Patrão Véio Lá de Riba não quis mais conversa. Chamou o RH celestial e deu ordem para que eles fossem despedidos por justa causa, que fossem buscar seus direitos se assim quisessem.

Irritado, o defenestrado anjo líder prometeu vingança. Limpou as gavetas e foi para o porão.

Foi assim que nasceu o diabo.

Na mosca

A melhor definição de bactérias é do meu amigo de ginásio, o Julica Rosa: “São seres tão pequenos que um montão assim – e esticava o braço na altura do ombro – a gente não enxerga.

Banrisul

O Banrisul estará presente em mais uma edição da Expodireto, que inicia no dia 4 de março, em Não-Me-Toque, com recursos disponíveis para apoiar investimentos rurais de diferentes finalidades e com condições diferenciadas para as mais diversas cadeias produtivas do agronegócio.  As linhas de crédito ofertadas atendem desde o agricultor familiar ao produtor empresarial, com foco no financiamento de máquinas e equipamentos, correção de solo e geração de energias renováveis. Os destaques com recursos subsidiados são as linhas do Pronaf, voltadas para aquisição de máquinas, equipamentos e sistemas fotovoltaicos, e os programas AgroEmpresarial e Moderfrota.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »