Os eternos desconhecidos

27 abr • Sem categoriaNenhum comentário em Os eternos desconhecidos

A toda hora vejo premiações de startups e fintechs, tecem loas à empresas que adotam o metaverso e outros coisas modernosas. É tudo muito fashion, é o mundo dos engomados que geram riqueza, embora seja grande a mortalidade infantil. Que ninguém destaca.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw27hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=3741&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=tecnologia_cartoes_credito&utm_content=escala_600x90px

Os pequenos seres

Pergunte para a vila dos pequenos negócios, das micro e pequenas empresas, se elas querem ou entendem de metaverso. Mete o quê?, será a resposta.

https://cnabrasil.org.br/senar

No entretanto, elas se movem. Geram boa arte do PIB, dão emprego, quebram a cara e nem sempre dão a volta por cima. São empresários, empreendedores sem os guizos falsos da imodéstia. Não sabem quem é Elon Musk, mas usam o Twitter. Entendem do seu negócio, o marketing de improviso. Quando o governo deixa.

Logística perfeita

Quando começam a cair os primeiros pingos de chuva, depois de longa estiagem, vendedores de guarda-chuva aparecem instantaneamente. O vendedor de bijuterias e braceletes que ele fabrica, sabem o que o público gosta, quais cores vendem mais ou  menos.

Eu tenho um sonho

Como disse Martin Luther King, todos tem seus sonhos. O meu, um dos, é escrever um livro na contramão desses que contam trajetórias de sucesso empresarial pessoas físicas e jurídicas. Não senhor, de autoelogio estou cheio. Eu quero escrever a história dos que quebraram. Em resumo, porque deram errado.

Os gregos já diziam que aprendemos mais na derrota do que na vitória. À contagem da derrota, pois. Estou cheio de saber quem deu certo. Não me ensinam nada.

De perto ninguém é normal

Menos no obituário. Todos são pessoas que foram especiais, ajudaram mais os outros que a si mesmos, maridos e cidadãos exemplares, pais amantíssimos blá-blá-blá.

Nunca canso de citar o velho e ótimo Machado de Assis: “Está morto, podemos falar bem dele à vontade”.

Causa mortis

Já viram em algum obituário algum familiar dizer que o finado nunca  sonegou impostos? E em alguma lápide? Seria a vingança suprema o falecido ter dado ordens para que a família escrevesse “Aqui jaz alguém que nunca sonegou impostos, e por isso quebrou” .

Quem são?

Foto de 1982 com os professores do curso pré-vestibular Cursão de Caxias do Sul. Dois viraram governadores.


Foto FB publicada por Germano Schüür

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »