O ovo e a galinha

9 mar • NotasNenhum comentário em O ovo e a galinha

Nota de ontem sobre o ovo e a galinha e quem apareceu primeiro levou leitor a dizer que foi a galinha, baseando-se no Antigo Testamento. Bem, ainda falta explicar de onde saiu a galinha, não é mesmo?

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw00hn_promocao.aspx?secao_id=3909&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=ipva_2023&utm_content=escala_600x90px

Falar sobre quem foi o pai – ou a mãe – da criança é uma discussão sem fim. Pelas Escrituras, no Gênesis, a ordem da Criação corresponde mais ou menos à teoria do Big Bang, onde obviamente o Homem foi o último, como explica a Teoria da Evolução das Espécies.

Nascemos dos estilhaços

Tanto pela Bíblia quanto pela ciência, o início é igual. Primeiro fez-se a luz, ou fiat lux em latim. No Big Bang, um ponto pequeno extraordinariamente quente e denso se expandiu em milissegundos. O interior foi ejetado em todas as direções, criando o Universo como o conhecemos. Entre os estilhaços, a Terra.

https://cnabrasil.org.br/senar

Depois vieram plantas, peixes, animais e, em seguida, a coisa enrosca com Adão e Eva e o caso da costela. A Ciência não contempla essa hipótese. Nem o caso da maçã, que os árabes sustentam ter sido uma romã, fruto originário do Irã que é a antiga Pérsia.

O caso da fruta errada

Pela literatura e tradição oral, de fato essa fruta chamada pelos franceses de grenade e por outras grenadin, de granada, tudo a ver com ela, é conhecida desde o aparecimento do Homem naquela região onde tudo começou. Por que cargas d’água escolheram a maçã é um mistério.

Talvez tenha sido lobby para justificar a torta de maçã ou apfelstrudel dos austríacos. Não, não foi criação dos alemães, como se pensa.

É fascinante pensar que, pelo menos nesta questão, a religião e a Ciência concordam. Evidentemente, os dias descritos pela Bíblia não são dias, a não ser para os criacionistas, mas dezenas de milhões de anos de um para outro.

Quanto à costela de Adão que deu vida à Eva, peço licença para fazer uma pergunta e já dou a resposta. Como foi o início? Pode ser que o início tenha sido um ser único, provavelmente hermafrodita como muitas espécies animais, inclusive alguns peixes. Com o correr do tempo, este ser único se separou e então temos homem e mulher.

Se não foi assim, por que homens têm mama? E o pênis por acaso não corresponde ao ‘espaço da genitália feminina?

A viagem no tempo

Por essas & por outras eu gostaria de uma viagem no tempo para o passado. Para o futuro não, talvez não trenamos um. Não só para ver o começo de tudo como também me sentar em mesa de bar da Vila Isabel e assistir Noel Rosa cantar suas composições com o conjunto Os Tangarás.

Se pudesse pedir uma, pediria ao Noel que cantasse Felicidade – “Eu fico triste/Quando vejo alguém contente/Tenho inveja desta gente/Que não sabe o que é sofrer”.

De qualquer forma ainda não sabemos de onde surgiu a galinha. E o ovo.

A nuvem do diabo

Esta nuvem chamada de CB (cumulus nimbus) dá uma ideia do que aconteceu no interior de Torres na terça-feira. Também é o terror da aviação. E por isso os aviões têm radares meteorológicos.

Podem ir  além de 10 mil metros e, no interior, há correntes de ar ascendentes e descendentes acima de 300 Km/h. Entrar nela é dançar com o diabo.

Foto: Lúcio Bersch

Cadê ele?

O talco. Antigamente todo mundo saía do banho e despejava uma lata desse pó corpo afora. Hoje ninguém mais usa, salvo bebê. Se ele pudesse falar, abriria um bocão dizendo “eu quero bóia e não pó perfumado!” 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »