O oitavo carregador de moringa

29 out • NotasNenhum comentário em O oitavo carregador de moringa

O afiador de facas e tesouras com sua flauta de Pan empurrando sua oficina que se transformava em carrinho num upa sumiu. Aqui e acolá ainda se vê algum, mas são raros.

A culpa é dos asiáticos, que jogaram facas e tesouras baratíssimas no mercado, então não valia mais a pena. Outras profissões foram extintas devido à internet e tecnologias novas. Mas algumas extinções não se devem a substitutivos modernosos.

https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/consignado.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=consignado&utm_content=escala_600x90px

O que sumiu de vez foram algumas autoridades civis e eclesiásticas que compunham as mesas de honra ou de solenidades e inaugurações diversas nas cidades. O cerimonial daqueles tempos contemplava em primeiro lugar a autoridade maior, presidente, governador ou prefeito e presidente dos poderes, o bispo ou arcebispo, no caso de Porto Alegre, o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)/, depois o Chefe de Polícia, Comandante da Brigada Militar e em seguida autoridades menores, que nem sempre eram citadas.

O Reitor e o Chefe de Polícia, principalmente, sumiram das festividades e inaugurações. Chefe de Polícia, se deram conta? A Polícia Civil era respeitada e antes dos fiscais da EOTC e da Brigada Militar ela abrangia a Guarda de Trânsito, uniformizada. Eram os ratos brancos por causa da cor do quepe.

https://cnabrasil.org.br/senar

Mencionar a todos os presentes antes de um discurso era uma monotonia só. Por isso, algumas autoridades pulavam essa parte, limitando-se a senhores e senhoras. O único que eu lembre que citava até o oitavo carregador de moringa do safári era meu amigo governador Germano Rigotto.

Enfim, discurso longo é chato. Mas eu sinto falta da menção ao reitor e do chefe.

Iargs

Com o tema “Superação” será realizado o Segundo Encontro Holístico, em Portugal, nos dias 28 e 29 de outubro, presencial e virtual. Terapeutas brasileiros se unirão a terapeutas portugueses na tentativa de auxiliar às pessoas que sofrem de depressão. A palestrante-chave deste evento será a médica-terapeuta, Marisa Parodi Bernardo. Mais informações: https://www.sympla.com.br/evento-online/encontro-holistico-superacao/2171901


Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »