No forno

28 abr • NotasNenhum comentário em No forno

Pela última contagem, a CPI da vacina abrangerá 23 áreas que, por sua vez, terão vários depoentes/alvos. É muito para um forno só. Uma pizza gigante tem no máximo 10 fatias. Pode ser que façam minipizzas. Ou sistema de rodízio.

Meninos, eu vi

Eu já vi tantas CPIs, meu Deus. Na Assembleia Legislativa gaúcha só vi uma dizer a que veio, a CPI da Carne, presidida pelo então deputado estadual e hoje federal Jerônimo Goergen (PP). Os trabalhos procuraram as causas e gargalos do sistema, e o quanto essas circunstâncias afetavam o preço tanto do produtor quanto do consumidor.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_lista2.aspx?secao_id=443&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=margem_consignado&utm_content=centro_600x90px

Não à toa os jornalistas rotulavam CPIs que procuravam atingir apenas pessoas de “comissão para lamentar”.

O atraso do futuro

Quando se pressentia um desastre qualquer se dizia salvar mulheres e crianças primeiro. Hoje, as crianças são as últimas a ser salvas no desastre da pandemia. Imagina os primeiros anos do ensino fundamental há um ano e meio sem aulas, justamente a idade que moldará seu futuro. É disso que se trata, um Brasil que atrasou seu futuro.

A briga por bandeiras

O Judiciário proibiu a volta presencial das aulas sob alegação que bandeira preta impede o retorno. O governador Eduardo Leite rebaixou a bandeira de preta para vermelha, contemplando então a volta para os colégios. Não me surpreenderia se a turma da espada e da balança voltasse a usar a primeira.

Claro que parte da imprensa gaúcha foi contra a volta às aulas, expressa nos seus colunistas. Como é sabido, são jornalistas-médicos.

Coluna de um

O que uma pandemia faz nos jornais. Os colunistas de economia e outros setorizados estão hoje em  uma única editoria: a da Saúde.

Enquanto isso…

O povaréu faz das tripas coração para não perder empregos e, em troca, ganhar fome. Em vez de sem-comida, temos os com-fome.

O pesado fardo da vida

No excelente filme Zulu, dos anos 1970, que você deve encontrar no YouTube, milhares de guerreiros zulus encurralam um destacamento inglês. É baseado em um fato real do século XIX acontecido na África do Sul. Quando os soldados viram aquela onda vindo em sua direção, um deles perguntou para um imperturbável sargento:

-Por que nós, sargento?

A resposta ecoa até hoje mundo afora.

– Porque estamos aqui.

Somos todos soldados ingleses nestes tempos sombrios.

O piadista

Nos últimos tempos, o Brasil tem revelado um grande número de piadista. O mais recente é o senador das Alagoas Renan Calheiros, escolhido por seu passado glorioso. Sua Excelência declarou que fará “uma CPI despolitizada”. Valha-nos santo padroeiro das cócegas, essa foi demais. Que talento.

No fundo, boa parte dos políticos tem pendor para a comédia. Está na hora de fazer uma Escolinha do Professor Raimundo com eles.

Chegaram lá

Pela primeira vez na história da advocacia brasileira as advogadas mulheres ultrapassam os homens. O escore está em 610.234 a 610.116. A informação é do site Espaço Vital.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »