Meios governos

29 ago • Notas1 comentário em Meios governos

Se pararmos para pensar sobre eleições e mandatos, o essencial salta aos olhos. Primeiro, às temos de dois em dois anos. Segundo, esse é exatamente o tempo em que um eleito para presidente ou governador tem para trabalhar.

No primeiro ano, ele apenas toma pé da situação para conhecer a máquina. No segundo, ele encaminha suas principais promessas de campanha. Isso se tiver o apoio da Assembleia Legislativa ou Congresso.

No terceiro, engrena, de fato, ou escancara o fato de que não é do ramo. No quarto, serve café frio ou se dedica à reeleição, que nunca esteve fora do seu dia a dia. Quer dizer, governar mesmo, só dois anos.

https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/feiras.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=expointer_2022&utm_content=escala_600x90pxhttps://promo.banrisul.com.br/bdg/link/feiras.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=expointer_2022&utm_content=escala_600x90px

O grande circo

A minha imagem de eleição no Brasil é como assistir um carrossel de cavalinhos parar no mesmo lugar. Os cavalinhos dão a volta e acabam sempre passando na nossa frente.

Às vezes, tem cavalo novo. Não raro é cavalo que está no lugar desde que o circo foi montado. É um grande circo com parque de diversões. Os eleitos andam de montanha russa, com seus altos e baixos.

O palhaço se esmera em fazer rir para não chorar. O túnel do terror terá que ser encarado cedo ou tarde. Tiro ao alvo é quando destrói inimigos até ele ser o alvo. O leão não é manso.

https://cnabrasil.org.br/senar

Governantes são trapezistas e equilibristas do circo. A mídia é aquele que diz “respeitável público” e anuncia as atrações. Nas arquibancadas, sentados estão os com ou sem-título de eleitor. Eles pagam para entrar e para sair do circo.

Tempos de mesmice

A história se repete para quem viveu mais de oito ou nove eleições. São sempre os mesmos números, os mesmos equilibristas, os mesmos palhaços e domadores, a trupe muda de cara, mas não de função. 

A uma certa altura da vida, você só curte o espetáculo se não tiver memória. As mesmas vãs promessas, as mesmas decepções – com raras surpresas positivas. Raríssimas, melhor dizendo.. 

Festa no interior

Aos poucos, vai aumentando o fosso entre a cidade grande e o interior. Porto Alegre é um bom exemplo. Até meados dos anos 1980, os nascidos em outras cidades eram minoria. Ou eles ou os pais migraram para a cidade grande quando eram jovens. Com o correr dos anos, mais porto-alegrenses “puros” nasciam. E existe uma explicação.

Em décadas anteriores, as cidades não tinham estrutura de saúde e de educação. Qualquer consulta ou exames mais especializados e lá se vinham eles para a Capital, destino Santa Casa. Hospital só para o básico. Poucas tinham universidades e, se as tinham, as opções eram poucas.

Além disso, as luzes da cidade atraíam os jovens. Elas e uma gama muito maior de mulheres para namorar. Além de outros jovens para compartilhar a vida noturna, bar-chopes em penca, teatro, boates, resumindo. Para as garotas era mais difícil. Ponham-se no lugar de alguém com 18 ou 20 e poucos anos cansados da monotonia do seu lugarejo.

A árvore que perdeu seu futuro

Interior é como uma árvore nativa que anseia sentir o vento dos grandes centros urbanos. Vai virar lenha ou móvel. Adeus vento.

Com o tempo, parte das cidades passou a ter cursos superiores, hospitais melhores, e o crescimento populacional era um fato. Não à toa que, há cerca de  25 anos, o fluxo de ônibus na Rodoviária de Porto Alegre começou a diminuir, e a facilidade do carro próprio acentuou a tendência.

Hoje, os moradores da Capital e outras cidades grandes -nós cá e eles lá- começam a ter vontade de se mudar para cidades pequenas, uma volta de 189 graus. Muitos fazem isso. Quem pode, volta.

O fosso a que me refiro é cultural. Os interioranos são mais ingênuos, no bom sentido, e cultuam valores e comportamentos que a cidade grande jogou fora. Usam terno e gravata para ir à igreja e em casamentos.

Inocência perdida

Certa vez, topei com um secretário da prefeitura de pequeno município do Vale do Caí, contemporâneo do ensino médio, ex-ginásio. Levava uma grossa pasta e se dirigia para  Assembleia Legislativa. O que faria lá?     

– Queremos asfalto – falou.   

Sacudi a cabeça.     

– Primeiro vocês pedem asfalto e depois quebra-molas…   

Gente do interior, fique na sua enquanto pode. A cidade grande está podre.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

One Response to Meios governos

  1. André disse:

    Em outros tempos, ensaiei uma mudança para capital….Na época comentei com um superior de profissão meus planos (poucos) e duvidas (muitas). Recebi o conselho: Antes ser tubarão no rio, que peixinho no mar (lambari) .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »