Longe, tão perto

2 mar • NotasNenhum comentário em Longe, tão perto

Notas de 50 e de 10 reais
 O taxista, o atendente da padaria, o pequeno comerciante, o famoso popular têm, até agora, um sentimento de preocupação quando o assunto guerra na Ucrânia vem à baila, sentimento que se aprofunda na proporção do bombardeio de informações que vem de todos lados.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw02hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=3503&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=credito_universitario&utm_content=escala_600x90px

O que estas pessoas tomam como alívio é a falsa impressão de que a guerra está “longe”. Pena que os efeitos econômicos, e tudo que diz respeito ao bolso do brasileiro, está bem perto. Com o barril do petróleo (medida teórica que equivale a 159 litros) a mais de 100 dólares, aumento do preço do trigo, para ficar só neles, teremos mais inflação, e mais queda no poder de compra.

https://cnabrasil.org.br/senar

Não é só gasolina e pão. Tudo o que deriva do petróleo, como  utilidades plásticas etc tudo vai ficar mais caro. Só não explode porque o dólar não tem subido aqui. Isso porque investidores estrangeiros estão investindo no mercado financeiro daqui. Por enquanto. Meu caro taxista ou atendente, a guerra econômica e financeira não está longe. Está bem ao seu lado.

A glória de Putin

Não há mais nenhuma dúvida de que a Rússia complete a invasão da Ucrânia. Também não resta nenhuma dúvida que o custo da ocupação será astronômico e com fortes baixas russas pela guerrilha. E o pós-guerra pegará a Rússia com o rublo inviabilizado e bancos quebrados, o que resultará em russos quebrados.

Essa será a maior glória de Putin, quebrar seu próprio país.

A deusa de Putin

Todo mundo tem seu Deus, os cristãos tem o seu, Árabes tem Allah, asiáticos tem Buda e Putin tem a deusa Mãe Rússia. Por ela – e pelo poder autoconferido, ele deixaria o mundo radioativo por alguns milênios, incluindo ela.

A outra tragédia

Nem de longe comparável à atrocidade russa, é o fechamento do bar-chope Caverna do Ratão. Terá entrega, ok. Mas não é a mesma coisa.

Porto-Alegre-Caverna-do-Ratãoacervo-Aristides-Saldanha-déc1950

Acervo pessoal Aristides Saldanha

Quanto às tele-entregas, a maioria não chega quentinha. Se o mundo fosse justo, reaquecer em casa comida pela qual se pagou um bom dinheiro deveria ter um bônus ou “desconto fogão”.

E segue o baile

Manchete em duas linhas  do Jornal Zero Hora há 50 anos, no dia 1 de março de 1972: Futuro do Guaíba: um Rio Sem peixes. A poluição e destruição da fauna aquática já eram problemas. Na realidade, sãos os afluentes que trazem lixo industrial e esgoto doméstico para o Guaíba, esse pobre coitado.

Passado todo esse tempo, o Jacuí traz – como sempre trouxe – metais pesados. O Sinos e Gravataí são lixeiras de esgoto não tratado. Êta nóis!

A consciência ambiental gaúcha nasceu bem antes, em torno de 1972, com a fábrica de celulose Booregard, em Guaíba, hoje CMPC. Felizmente, esta é praticamente zero em emissão de poluentes.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »