Enganos profundos

30 abr • NotasNenhum comentário em Enganos profundos

O comitê de relações exteriores do parlamento holandês foi enganado ao fazer uma videoconferência com alguém usando deepfake para se passar por Leonid Volkov assessor do líder da oposição russa Alexei Navalny. Deepfake é alterar vídeos, fotos e imagens como o GIF. As redes sociais estão coalhadas dessas falsidades que o povo acredita e repassa como se verdade fosse.

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Não tem como fazer o povo ter um ataque de lucidez e enxergar que a maior parte dos vídeos repassados nas redes sociais são tão verdadeiras quanto uma nota de 30 reais. E por mais que se insista, não há Cristo que as convença dessas falsidades. Portanto, combater fake news é tão inútil quanto procurar areia no Polo Norte.

Dose inútil

Veja-se o caso  de vacinados que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e não se apresentaram para a segunda. Na cabecinha delas, estão imunes à doença e uma segunda dose poderia causar efeitos colaterais perversos. É o mesmo povo que acredita em assombração, mula sem cabeça e que não precisa dos médicos para saber qual medicamento deve comprar na farmácia.

A base da pirâmide

Para deixar de pertencer a esse tipo de povo precisariam ter sólida formação educacional, informação para ter conhecimento. Nem precisa dizer que ele está ferrado. O povo do mundo inteiro é assim, mas o nosso tem o agravante de achar que sabe tudo sem saber nada. Comadre sabe mais que qualquer Prêmio Nobel, inclusive comadre classe média. Não adianta ser politicamente correto e relevar esse efeito. É verdade nua e crua.

Elevador de nariz

E costumam dizer que o povo é sábio. Fosse sábio não seria povo, seria elite. Mas parte do povo de canudo e do duplex também pensa como o povo do barraco. A diferença é que o dinheiro é um elevador de nariz, fiel companheiro da arrogância.

Mateus, onde estão os meus?

Regimes totalitários sempre contavam com a ignorância popular para permanecer no poder. Ditadores latino-americanos, presidentes populistas montados no cavalo da demagogia e sempre foram hábeis com as rédeas. Historicamente, a Igreja também se aproveitou da ignorância para crescer.

Princípio de mercado

O princípio de marketing está na Bíblia: crescei e multiplicai-vos. Por isso combateu tão ferozmente a pílula anticoncepcional nos anos 1960 em diante. Perder novos consumidores significa perder receita.

A verdade da cada um

O jornal o Globo dá destaque ao fato de recorde do número de mortes por Covid enfatizando o fracasso do governo no trato da pandemia, reduzindo que o número deve ser maior devido às subnotificações e atestados de óbito dando outra causa mortis. O que eu sei é que muitos morreram por outras causas, mas é conveniente que seja pela doença, por causa dos repasses de recursos à malha da saúde. Câncer ou infarto não dão esse direito. Nenhuma linha sobre a queda de casos no Brasil.

O jornal é da Globo e ninguém tira a ele o direito de publicar o que quiser. Muitos leitores com ele não concordam.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

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