Empresários no jornalismo

26 abr • NotasNenhum comentário em Empresários no jornalismo

 O site jornalístico Poder360 e seu braço de pesquisas PoderData tiveram 25% do seu capital social adquirido pelo empresário Frederico Trajano, CEO da rede Magalu. Empresários no jornalismo não chega a ser novidade, como foi o caso de Henri Maksoud que comprou a então poderosa revista Visão, nos anos 1970.

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Outros grupos empresariais poderosos também estavam de olho nas empresas de comunicação, inclusive gaúchas. Havia um forte componente político naqueles anos, que era a censura e também a autocensura nos veículos.

O cutuque na onça

Isso não se ensina nas faculdades de Jornalismo, mas deveria. Naquela época e até a reabertura, no início dos anos 1980, os jornais não queriam cutucar a onça com vara curta, então não iam fundo em temas política e economicamente delicados. Ora, o mundo empresarial precisava delas, então ficavam no escuro, que era ruim para os negócios, por isso eram frontalmente contrários à elas.

Sambas de uma nota só

Não são poucos os empresários que lamentam o samba de uma nota só das publicações de hoje. Como fulcro é Bolsonaro, outras informações vitais não são coletadas ou escritas com fontes de fígado. Devido a isso, jornalismo de sites e blogs lhes interessam mais. O poder informativo, hoje, está nas redes sociais, com seus textos, vídeos e áudios. Essa corrida os jornalões (e emissoras de TV) perderam.

O que eu acho incrível é que insistam nessa estratégia de perder leitor e telespectador. Já vão mal devido aos tempos digitais, com mais essa, o fim vem rápido como túmulo escavado por retroescavadeira.

Um quarto de milhão

Na sexta-feira passada Porto Alegre atingiu mais de 23% da população vacinada. Hoje deveremos chegar a um quarto. O prefeito Sebastião Melo e equipe merecem aplausos. Claro que a distribuição das vacinas pelo Governo do Estado tem sido fator importante. E viva o SUS. Mesmo assim, há críticas.

Engenheiros de obra pronta

Há ranço político misturado com desinformação e a falta dela. Como tudo ou quase tudo é pandemia, digam-me como e possível avaliar um prefeito de quatro meses que está mergulhado na pandemia antes mesmo de assumir? E tem outro fator. Como é a primeira emergência mundial de saúde que os diversos níveis de governantes enfrentam, é muito fácil ser profeta do passado.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

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