Do sextou ao sabadou

27 maio • NotasNenhum comentário em Do sextou ao sabadou

Depois do “sextou” agora apareceu outro neologismo com os dias da semana. “Quintou” é outra moda. Em breve, poderemos ter quartou, terçou, segundou e domingou. E sabadou.

A piranha guasca 

Uma tese dos anos 1960 poderia explicar a presença cada vez maior das palometas, ditas como originais da Fronteira Oeste. Até aí tudo bem, porque há mais de 50 anos esse peixe ataca banhistas no Rio Santa Maria, na altura de Rosário do Sul. Mas o furo seria mais embaixo, segundo matéria publicada no Correio do Povo de Breno Caldas por volta de 1974.

https://www.veloe.com.br/banrisul?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=tag_banrisul&utm_content=escala_600x90px

O artigo sugeria que a palometa é cruza entre a piranha do Pantanal com um peixe extremamente agressivo importado do Canadá, o black bass. Este predador povoou rios em cujas barragens não foi feita a escada para a piracema nos anos 1950. Com enchentes e a interligação de rios, como o Uruguai, juntou a fome com  vontade de comer, a piranha guasca.

https://cnabrasil.org.br/senar

O jogo das continhas coloridas

Você tem duas maneiras de encarar o metaverso. Na primeira, é uma ferramenta maravilhosa de imersão virtual. Na segunda, é uma forma de alguém ganhar dinheiro enquanto a maioria fica deslumbrada como os índios que ganharam continhas coloridas de Pedro Álvares Cabral.

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »