Do cais do Porto ao quarto da madame

17 jun • A Vida como ela foiNenhum comentário em Do cais do Porto ao quarto da madame

Boa parte dos garçons de bares e restaurantes na década de 1960 vendiam alguns produtos por fora, com ou sem concordância dos patrões. Desodorantes e perfumes, estojos de maquiagem, echarpes, isqueiros Monopol e Zippo, uísque escocês, tudo produto estrangeiro contrabandeado – por isso, com preço mais em conta – de qualidade superior e autêntico. Yes, a falsificação era mínima.

A muamba era vendida por marinheiros dos navios que chegavam ao Porto da Capital gaúcha. E não era para qualquer um, só para os “cadastrados”. Algumas vezes, os marinheiros vendiam em bares por eles frequentados, como o Bar Naval do Mercado Público e em boates como o Bambu, na subida da Caldas Jr.

Garçons de cabarés, então, era a totalidade. O mercado era bom demais, a mulherada e os clientes da casa. A casa mais famosa – a mais cara – era a Mônica, no Cristal. Mas eram muitas, como Ma Griffe, Dorinha, Miriam, Ligia, Casa dos Barbantes, entre outras. Os Gruta Azul da vida vieram depois. Os perfumes serviam para presentear as moças e casos de longa duração, amantes, ou para as perpétuas, as esposas.

Neste último caso, se dizia que era o presente do remorso.

https://www.brde.com.br/?utm_source=fernandoalbrecht.blog.br&utm_medium=banner&utm_campaign=BRDE%2060%20Anos

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »