Debaixo dos caracóis…

3 out • NotasNenhum comentário em Debaixo dos caracóis…

..dos teus cabelos. Tudo neste mundo é por baixo do pano. Não interessa o discurso do presidente, interessa o lado submerso, que é o que o levou a tal.

Todos os tratados diplomáticos, de comércio, tudo foi costurado sem que se saiba o que foi discutido e como se dá o troca-troca. Até no casamento nenhum dos dois diz em voz alta o que pensa em voz baixa para si mesmo.

https://www.veloe.com.br/banrisul?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=tag_banrisul&utm_content=escala_600x90px

O mundo é governado pela parte submersa de um iceberg. E nós, enquanto pessoa física, somos governados pelo que não controlamos, o submerso subconsciente. No fim das contas, tudo é como se fosse o lado oculto da Lua.

Momento gastronômico

Carne de hambúrguer quando moída deve ser bem passada se o cliente quiser evitar a ingestão de microorganismos nocivos. Já o bife não apresenta esse mesmo perigo, mesmo não sendo bem passado.

O que acontece é que a carne moída foi manipulada e, em contato com a chapa, a parte interna não zera o contencioso de germens. Já o bife tem seus hóspedes indesejáveis queimados durante o preparo.

Lelés da cuca

É chavão dizer que está todo mundo ficando louco em proporção maior a outros tempos. Procede. A agitação da vida, a procura por dinheiro para sobreviver, a cobranças de toda ordem, a pandemia que deixou cabeças desarrumadas, mas tem mais.

https://cnabrasil.org.br/senar

Como nenhum doutor de cabeça vem de Marte para o consultório de manhã e volta para seu planeta de tarde, eles também podem estar contaminados pelo vírus da loucura que contaminou a todos ou quase todos. Sai dessa. Louco, hoje, é quem está são.

O Deus de Einstein

“Não sou ateu e não creio que me possa chamar panteísta. Estamos na situação de uma criancinha que entra numa imensa biblioteca, repleta de livros em muitas línguas.

A criança sabe que alguém deve ter escrito aqueles livros, mas não sabe como. Não compreende as línguas em que foram escritos. Tem uma pálida suspeita de que a disposição dos livros obedece a uma ordem misteriosa, mas não sabe qual ela é.

Essa, ao que me parece, é a atitude até mesmo do mais inteligente dos seres humanos diante de Deus. Vemos o Universo, maravilhosamente disposto e obedecendo a certas leis, mas temos apenas uma pálida compreensão delas.

A nossa mente limitada capta a força misteriosa que move as constelações. Sou fascinado pelo panteísmo de Espinosa (*). Mas admiro ainda mais a sua contribuição para o pensamento moderno, por ele ter sido o primeiro filósofo a lidar com a alma e o corpo como uma coisa só e não como duas coisas separadas”.

(*) Baruch Spinoza (1632-1677) foi um filósofo nascido em Amsterdã cuja teoria era, resumindo, Deus é tudo e tudo é Deus ao mesmo tempo.

Onde começam as conspirações

O cara era craque. Para ele, a ambivalência entre medo e esperança gera teorias de conspiração e negacionismo científico. Deus é despersonalizado e geométrico. Claro, foi expulso da Igreja por descrer do velhinho bondoso de barba branca.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »