Convite à ambulância

8 ago • NotasNenhum comentário em Convite à ambulância

Em qualquer país do mundo, uma rodovia como a BR-290 já teria sido duplicada há muito tempo. Mas não no Brasil e Rio Grande do Sul.

ttps://promo.banrisul.com.br/bdg/link/agro.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=plano_safra_2023&utm_content=escala_600x90px

Ligando o Litoral a Uruguaina, apenas um trecho dela está duplicada. Pista simples em rodovia com fluxo de caminhões pesados é um convite à ambulância e ao carro fúnebre.

Uma história triste

E por que não é prioridade? Porque o Rio Grande do Sul perdeu importância política, e a perdeu porque perdeu importância econômica. Até os anos 1980, éramos exportadores de talentos, hoje os importamos.

https://cnabrasil.org.br/senar

No início da década de 1960, o estado tinha 12% do PIB nacional, hoje tem metade ou menos da metade disso. O boi se foi com corda e tudo.

Como chegamos a esse ponto é outra história. E, acredite, não é uma história bonita.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »