Concentração de gigantes

26 maio • NotasNenhum comentário em Concentração de gigantes

O Cade aprovou, com restrições, a compra do Big pelo Carrefour. É mais um gigante que compra outro gigante. Na década de 1990, houve quem dissesse que, de tanto montadora pequena ser comprada pela grande, dentro de algumas décadas só existiriam cinco ou seis delas no mundo.

Já é realidade, ressalvadas as pequenas que vendem carros sob encomenda e artesanais.

https://cnabrasil.org.br/senar

No caso dos supermercados, já está acontecendo o mesmo, com a diferença que a salvação da lavoura do consumidor são os mercadinhos de bairro. Que não só quebram o galho como têm aquele produto que o grandão não exibe na gôndola.

Mais: abrem sete dias por semana sempre, mesmo em feriados em que outros fecham, por serem tocados por famílias inteiras. Em resumo, a salvação está nos pequenos.. 

A lã holandesa

Há anos que a Holanda planta e exporta pimenta. Mas ela não é plantada na terra, alimenta-se por lã mineral. Nem usam hidroponia, como fazem aqui com hortaliças, uma solução com sais minerais dos quais a planta se alimenta.

Lá mineral é semelhante à nossa conhecida barba de pau, só que é em fios tirados das rochas. Se a terra tem nutrientes, por que as rochas não teriam, já que foram delas que surgiu a terra agriculturável?

Há anos, batalho por uma emigração para adquirir tecnologias que europeus usam há décadas. Ás vezes, há centenas ou milhares de anos. Soluções simples e naturais, porém engenhosas, como o caso da lã mineral.

Se levassem levas de pequenos agricultores para ver como funciona, eles poderiam fazer o mesmo aqui. Basta um programa de governo, ou de empresas privadas.

Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé, como diz o provérbio. Uma coisa é foto e vídeo, outra e ao vivo.

Foi assim com o aquecimento de água dos prédios. Quando alguém colocou uma casa com água quente no banheiro e na cozinha, e as donas de casa viram e abriram a torneira, queriam ter uma em casa. Foi o que aconteceu, em termos.

Os primeiros a usar aquecimento solar foram os motéis. Motivos óbvios, alto consumo de energia para aquecer a água. E com circulação forçada, servia como calefação. A dor ensina a gemer.

Interjeições

Os comentaristas das emissoras de rádio, não raro, praticam jornalismo de interjeição. Mas onde vamos parar!, alguém tem que fazer alguma coisa!, isso o governo não vê!, por aí. Tem os caprichosos no “Ah”, “Oh!”, Ih”, “mas bah!” E o preferido “né?”.

O que é o estudo

Foi apresentada, na semana passada, a aeronave Cirrus Vision SF50 G2 Plus, da Cirrus Aircraft. O jato é considerado um avanço na aviação executiva por oferecer um sistema de inteligência artificial capaz de realizar pouso automático, em casos de emergência, sem interferência humana.

O jatinho, que tem fila de espera de 400 clientes, possui ainda o CAPS (Sistema de Paraquedas Cirrus) e o sistema Safe Return de pouso autônomo, criado para casos em que o piloto se incapacite para continuar o voo, botão de desconexão do piloto automático para desativá-lo. A cereja do bolo é o sistema que aciona o paraquedas que leva o avião até o solo suavemente.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »