Como prever o imprevisível

11 fev • A Vida como ela foiNenhum comentário em Como prever o imprevisível

Cada vez que alguém vinha com esse papo, eu me maldizia por não ter sido cenarista em vez de jornalista. Perdi a chance de prever o previsível. O que é ser imprevidente. E futurista.

Como não estou disposto a me cobrir de cinzas e chibatadas, traço agora o meu cenário em cima da criação de dois cariocas chamados Enéas Brites da Silva e Aloísio Augusto da Costa. Eles eram economistas no sentido que economizavam muito porque eram pobres. O enunciado é assim: Mangueira teu cenário é uma beleza/Que a natureza criou/O morro com seus barracões de zinco/Quando amanhece que esplendor. O samba Exaltação à Mangueira.

  Aliás, o que seria dos compositores de sambas enredo se não fosse o emprego do Ô Ô Ô Ô? E do lailai-lai (versão curta) e lai-lai-lai-lailai (versão estendida)? Sem falar no prêt-à-porter “na avenida!”. E por aqui fecho a cortina porque o cenário está mais para urubu do que para colibri.

Final e início de ano, sempre abundam cenários. Refiro-me às perspectivas dos economistas. Foi um avanço, porque, desta vez, todos atores concordaram em um ponto: 2022 vai ser tão ruim ou até pior do que 21.  Em anos anteriores os economistas reuniam-se para dizer que o ano que chegava podia ser de três maneiras: pior, igual ou melhor. Aí botavam muitos números e algumas dúvidas. Quer dizer, nem nisso eles tinham certeza. E boa parte ganhava em dólares.

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »